Proposto novo incentivo ao esporte
Foi protocolado na Câmara Municipal projeto de lei que dispõe sobre a criação do programa Bolsa Esporte Olímpico em Curitiba. O objetivo principal da proposta, de iniciativa do vereador Jorge Bernardi, é incentivar a prática de esportes olímpicos entre estudantes da rede pública e privada, de primeiro, segundo e terceiro graus.
O programa consistirá de apoio financeiro, médico, psicológico e técnico, fornecido pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, sendo que o apoio financeiro não poderá ser inferior a 50% do salário mínimo. Os atletas beneficiados terão que dedicar-se exclusivamente aos estudos e ao esporte, sendo vedada qualquer atividade remunerada. Já a Secretaria de Esporte e Lazer poderá firmar convênios com as federações ou outras instituições que regulamentam a prática de cada modalidade esportiva, a fim de definir critérios e competições para a seleção de atletas.
Conforme Bernardi, uma das formas de uma nação ganhar destaque em nível mundial é através do esporte e os esportes olímpicos representam uma forma de motivar a juventude para esta prática. Outro ponto importante é o apoio que será dado em todas as áreas aos atletas que demonstrarem talento em cada modalidade. "Os jovens que forem selecionados pelo programa servirão, ainda, de incentivo para toda a juventude da cidade e, quem sabe, no futuro, poderemos até criar novos campeões olímpicos", finaliza o vereador.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba