Proposto incentivo ao uso de bicicletas

por Assessoria Comunicação publicado 27/09/2006 16h55, última modificação 11/06/2021 08h51
O incentivo ao uso da bicicleta como meio de locomoção está em projeto de lei da vereadora Roseli Isidoro (PT), em apreciação na Câmara de Curitiba. A proposta dispõe sobre a política de mobilidade urbana cicloviária e pretende adaptar ruas e canaletas de ônibus para o uso exclusivo de bicicletas. Com a medida, a parlamentar pretende proporcionar amplo acesso ao espaço urbano, por meio da prioridade dos transportes coletivo e não motorizado.
A adoção da lei, de acordo com o documento, garantirá a promoção de ações, projetos e campanhas educativas no incentivo ao uso da bicicleta para melhorar as condições de deslocamento, eliminação de barreiras urbanísticas aos ciclistas, melhoramento, adaptação e implementação de infra-estrutura cicloviária urbana, como ciclovias, ciclofaixas, faixas compartilhadas, bicicletários e sinalização específica, além da integração da bicicleta ao sistema de transporte público existente.
Ciclovias
“Pretendemos reforçar a conscientização dos efeitos indesejáveis da utilização do automóvel nas locomoções urbanas, redução do uso do automóvel com o estímulo da bicicleta como alternativa de deslocamento urbano eficiente e saudável, além de estimular o desenvolvimento de projetos de infra-estrutura”, argumenta Roseli Isidoro.
Para isso, o projeto prevê a construção e adaptação de ciclovias em todas as ruas e avenidas de principais acessos, de acordo com a situação geográfica da região a ser implantada. “A crise de mobilidade que engloba as questões de transporte público e trânsito exige soluções. Através do conceito de mobilidade urbana sustentável, criam-se políticas de transporte e circulação que proporcionam acesso amplo, priorizando os meios de transporte coletivo e os não motorizados”, explica.
Mobilidade
Para a vereadora, o uso crescente da bicicleta como meio de transporte, além de ser atividade de lazer, reduz o custo da mobilidade e não agride o meio ambiente. “A inserção da bicicleta nos atuais sistemas de transporte é possível, mas deve ser considerada como elemento integrante do novo desenho urbano necessário para dar suporte à mobilidade urbana, incorporando-se a construção de ciclovias e ciclofaixas, principalmente nas áreas de expansão urbana.”