Proposto ensino integral nas escolas municipais

por Assessoria Comunicação publicado 22/01/2008 16h35, última modificação 18/06/2021 10h23
Jornada escolar em tempo integral no ensino fundamental em todas as escolas da rede municipal de ensino. Esta é a proposta do vereador Jorge Bernardi (PDT), apresentada na Câmara de Curitiba. “A iniciativa é um dos pontos mais importantes do programa do partido para todo o País, além de ser um dos anseios da família brasileira”, comenta o parlamentar.
Bernardi salienta que a jornada escolar em tempo integral corresponde, pelo menos, a nove horas, de segunda a sexta. Em sua proposta, o vereador também pede que a Prefeitura forneça aos alunos das séries iniciais uniforme completo (calça, jaqueta, duas camisetas e um par de tênis), além de mochila com todo o material escolar necessário para o ano letivo e três refeições diárias, para garantir ao aluno o suprimento das suas necessidades nutricionais.
Rendimento
“Trata-se de medida que vai alterar a sistemática atual do ensino em Curitiba. O artigo 4 do projeto diz que o Executivo deverá implementar o ensino em tempo integral em no mínimo 25% das escolas no primeiro ano de vigência da lei; em 15%, no segundo, e assim sucessivamente, até que no prazo máximo de seis anos todo o sistema educacional de Curitiba seja em tempo integral”, explica.
Em sua justificativa, Bernardi diz que “o ensino em tempo integral proporciona melhoria na freqüência e rendimento escolar, torna os alunos mais engajados na comunidade, diminui o tempo ocioso dos jovens, evitando que possam ser captados pela marginalidade, além de proporcionar a formação de uma identidade comunitária em seu ambiente”.
Segundo o parlamentar, “a implementação do regime em tempo integral no ensino fundamental representa, efetivamente, o resgate na cidadania da criança, com conseqüências e benefícios que serão sentidos na sociedade com os frutos produzidos”.