Proposto curso de oratória nas escolas

por Assessoria Comunicação publicado 16/02/2007 18h00, última modificação 15/06/2021 08h44
Escolas da rede municipal de ensino podem ter curso de oratória como matéria extracurricular. A proposta é do vereador Custódio da Silva (PAN), que pretende, com a medida, eliminar a inibição dos estudantes. A iniciativa, em análise nas comissões permanentes da Câmara de Curitiba,  determina que a matéria deve ser ministrada por docentes com formação especializada, através de cursos, seminários ou debates, promovidos pela Secretaria Municipal de Educação ou órgãos conveniados.
Custódio explica que “a inibição pode limitar o desempenho da criança”. O curso, de acordo com o documento, terá duração de um semestre letivo, carga horária de uma aula semanal e direcionado aos alunos da 4.º série do ensino fundamental.
“Pesquisas com alunos ou recém saídos da escola sobre as causas de constrangimento e embaraço na comunicação mostra que também nas salas de aula a inibição os diferencia dos demais no grupo”, diz o vereador. “E como recurso, por relatos deles próprios, a fuga para as drogas é o caminho mais fácil para se livrarem da aflitiva timidez que os marginaliza”, acrescenta o parlamentar, destacando que pretende, com o projeto, contribuir para a melhor formação emocional e social dos jovens e a construção de lideranças.