Propostas prevenção e combate à depressão

por Assessoria Comunicação publicado 05/09/2007 17h00, última modificação 17/06/2021 09h26
“Estima-se que 17% dos adultos sofram de doença depressiva em algum período da vida.” Preocupado com este índice, o vereador Roberto Hinça (PDT) apresentou proposta de criação da Semana de Prevenção e Combate à Depressão, que, se aprovada na Câmara de Curitiba e sancionada pelo prefeito, será sempre na primeira semana do mês de agosto. Durante o período, conforme o parlamentar, o Poder Executivo deverá realizar oficinas de ikebana, oferecer palestras com informações sobre as origens, sintomas e prevenção da doença.
A depressão, segundo Hinça, “é uma doença que compromete o físico, o humor e o pensamento. De modo geral, resulta na inibição global que afeta as partes psíquica e física (memória, raciocínio, criatividade, vontade, por exemplo).
Tratamento
O parlamentar destaca que, “sem os cuidados adequados, os sintomas podem durar semanas, meses ou anos. Felizmente, a medicina dispõe de recursos satisfatórios para o tratamento desde o descobrimento dos primeiros anti-depressivos, na década de 50. Atualmente, os medicamentos são muito eficientes, específicos e cada vez com menos efeitos colaterais”, conclui o vereador, apontando a importância da criação da Semana de Prevenção e Combate à Depressão.