Propostas homenagens póstumas a Feltrin

por Assessoria Comunicação publicado 23/01/2013 16h25, última modificação 10/09/2021 09h15
Serão propostas na Câmara de Curitiba homenagens a Edson Feltrin, secretário-geral do PDT municipal, falecido aos 62 anos, no último dia 17, por complicações pulmonares. A iniciativa é do vereador Jorge Bernardi, líder do partido na Casa. Ele define o presidente da Federação das Associações de Moradores de Curitiba (Femotiba) como um “herói das lutas populares”.
A ideia é denominar um logradouro público e promover uma sessão solene especial em homenagem a Feltrin. O assunto já foi tratado, conforme Bernardi, com o presidente do Legislativo municipal, Paulo Salamuni (PV). Advogado, o secretário-geral do PDT foi suplente de vereador e deputado estadual. Filho de agricultores da região de Maringá (PR), foi preso durante a ditadura militar, na década de 70, quando lutava pela redemocratização.
“Feltrin foi um dos grandes responsáveis pela vitória de Gustavo Fruet (à prefeitura). O que o caracterizou foi sua firme determinação de mudar a realidade política”, afirma Bernardi. O líder do PDT diz que o militante trabalhista ficou conhecido pela contribuição para a “construção de uma história de lutas em Curitiba” e que, nas eleições de 2012, foi responsável pela coordenação dos candidatos a vereador da chapa formada entre sua sigla, o PT e o PV.
Voto de pesar
O vereador Tito Zeglin (PDT), primeiro vice-presidente da Câmara, protocolou requerimento de votos de pesar pelo falecimento de Feltrin, com inserção em ata e ciência aos familiares do advogado. A proposição será lida no Pequeno Expediente da primeira sessão plenária de 2013, dia 4 de fevereiro.