Propostas de investimentos e criação de ponto turístico

por Assessoria Comunicação publicado 08/11/2011 17h25, última modificação 12/08/2021 16h18
O vereador Jair Cézar (PSDB) levou ao governador Beto Richa (PSDB), nesta semana, propostas para investimentos em Curitiba e pedidos da comunidade. O encontro aconteceu no gabinete de trabalho de Richa, no Palácio das Araucárias. “Propomos a criação da Estrada do Imperador, que será um ponto turístico e uma forma de preservar um dos trechos da Estrada da Graciosa por onde passou com suas carruagens a comitiva imperial de Dom Pedro II, no século XIX”, afirmou Jair Cézar.
De acordo com a proposta do vereador, seria revitalizado o trecho de cerca de mil metros da Estrada da Graciosa que passa ao norte do Bairro Alto, entre o Rio Atuba e o encontro das rodovias federais BR-116 e BR-476. Na região seriam recriados cenários que remetem ao Brasil Império, fomentando o turismo e os investimentos na região.
Turismo
Próximo ao ponto onde deve ser criada a Estrada do Imperador fica o Centro Cultural da Vilinha, monumento que marca o primeiro acampamento dos fundadores de Curitiba, antes de se deslocarem definitivamente para o marco zero da capital paranaense, na Praça Tiradentes.
Jair Cézar, que também é membro do Conselho Municipal de Turismo, destacou que Curitiba está ganhando cada vez mais espaço como destino turístico de lazer. “Para consolidar o turismo como uma atividade importante para nossa cidade nós precisamos continuar investindo e inovando”, afirmou o vereador.
Durante o encontro, Jair Cézar também pediu a Beto Richa para que o Estado ceda uma terreno para a criação de uma Cooperativa de Artesãos. “Nós precisamos incentivar a produção local de artesanatos como forma de estimular a economia e proteger a cultura do Paraná”, argumentou o parlamentar.