Proposta transformação de rua em área de cultura

por Assessoria Comunicação publicado 16/07/2009 16h35, última modificação 24/06/2021 10h56
Curitiba poderá ter ruas destinadas à cultura, ao esporte e lazer em bairros afastados dos centros de entretenimento. A definição dos locais para funcionamento das atividades será dos moradores. A proposta, do vereador Denilson Pires (DEM), está em tramitação na Câmara de Curitiba.
Segundo o parlamentar, iniciativas semelhantes são bem sucedidas em cidades como São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG). “A nossa proposta é mais abrangente: é colocar à disposição vários serviços da prefeitura. O objetivo é melhorar a qualidade de vida da população em todas as faixas etárias, oferecendo atividades de recreação, esporte, cultura e artes, principalmente nos bairros mais afastados”, salientou o vereador.
De acordo com o projeto, a prefeitura criará estes espaços para funcionamento em horários compatíveis com as atividades planejadas. “Isto em ruas que não prejudiquem o transporte coletivo, nem hospitais, postos de saúde, estabelecimentos que prestem atendimentos de emergências médicas e unidades das polícias e Guarda Municipal”, destacou Denilson.
Iniciativas semelhantes
Em outros Estados já existem iniciativas semelhantes. Os moradores da cidade de São Paulo fazem uso das chamadas Ruas de Lazer. São 850 endereços onde a prefeitura organiza atividades como campeonatos de futebol, exercícios para a terceira idade, brincadeiras com jogos de dama, boliche, entre outras atividades. A programação é sempre realizada nos fins de semana e feriados. Belo Horizonte também tem projeto semelhante e a organização das atividades é do Serviço Social do Comércio de Minas Gerais (Sesc). “Estes projetos estão espalhados por vários estados do País e Curitiba também merece este tipo de atividade”, complementou Denilson.