Proposta "Semana Cultural" no mês da "Marcha para Jesus"
Em seu primeiro projeto de lei na Câmara de Curitiba, o vereador Thiago Ferro (PSDB) pede a inclusão no calendário oficial de eventos da “Semana Cultural”, uma atividade realizada pela primeira vez em 2016 pelo Conselho de Ministros Evangélicos do Paraná. “A intenção é disseminar a cultura, através da música, dança, gastronomia, teatro e esporte, com a realização de palestras, oficinas e workshops com temas variados”, justifica o parlamentar (005.00169.2017).
Colocando-se como um dos idealizadores da primeira “Semana Cultural”, no ano passado, Thiago Ferro conta na proposição que em 2016 a atividade reuniu 600 voluntários, cujas ações em 50 locais da Grande Curitiba reuniram 10 mil pessoas. Ela ocorreria anualmente na terceira semana de maio, data em que já é realizada a “Marcha Para Jesus” – oficializada pela lei 11.361/2005.
“Além de promover o turismo da capital e ser parte integrante da agenda cultural da cidade”, diz o vereador, “pretende-se com este projeto de lei levar às pessoas de diversos níveis sociais o acesso a determinados serviços, sensibilizar sobre a importância de ajudar ao próximo fazendo o bem e deixar um legado cultural de princípios na busca do desenvolvimento social e sustentável das famílias”.
Tramitação
O projeto de lei começou a tramitar na Câmara de Curitiba no dia 14 de março. Primeiro a matéria recebe uma instrução técnica da Procuradoria Jurídica e depois segue para as comissões temáticas do Legislativo. Durante a análise dos colegiados, podem ser solicitados estudos adicionais, juntada de documentos faltantes, revisões no texto ou o posicionamento de outros órgãos públicos afetados pelo teor do projeto. Depois de passar pelas comissões, o projeto segue para o plenário e, se aprovado, para sanção do prefeito para virar lei.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba