Proposta regulamentação de feiras gastronômicas em Curitiba
Projeto em tramitação na Câmara de Curitiba, de autoria da vereadora Julieta Reis (DEM), regulamenta feiras gastronômicas realizadas pela prefeitura municipal (005.00012.2016). De acordo com o texto, as feiras de cunho alimentício são destinadas à comercialização, em varejo, de produtos hortifrutigranjeiros, gêneros alimentícios, assim como comidas típicas e atípicas de atendam à demanda da população.
Segundo a proposta, cabe à administração municipal determinar a abertura de vagas em feiras já existentes, bem como em feiras que venham a ser criadas. Também determina a proibição da participação nessas feiras de restaurantes e estabelecimentos comerciais com alvará estabelecido na área de bares, restaurantes e similares. Para integrar às feiras, os interessados deverão passar por uma “checagem quanto à questão socioeconômica”, a partir da divulgação de edital por parte da prefeitura.
Segundo Julieta Reis, o projeto pretende incentivar a produção doméstica e dos pequenos empreendedores. “Tem como escopo permitir que não haja disparidade na oferta entre os grandes e pequenos empreendedores. Ou seja, o projeto é destinado a pessoas que não possuam restaurantes com portas abertas ao público”.
Tramitação
A matéria foi lida em plenário no dia 29 de fevereiro e aguarda instrução da Procuradoria Jurídica. Depois seguirá para as comissões temáticas do Legislativo. Durante a análise dos colegiados, podem ser solicitados estudos adicionais, juntada de documentos faltantes, revisões no texto ou o posicionamento de outros órgãos públicos afetados pelo teor do projeto. Após passar pelas comissões, o projeto segue para o plenário e, se aprovado, para sanção do prefeito para virar lei.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba