Proposta redução de impostos na hotelaria

por Assessoria Comunicação publicado 28/08/2006 17h55, última modificação 11/06/2021 07h34
Como grande incentivador do setor de turismo e ex-secretário estadual de Esporte e Turismo, o vereador Ney Leprevost propõe alteração na Lei Complementar 40, de 18 de dezembro de 2001. Segundo o projeto, o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) incidente sobre o setor hoteleiro deve ser fixado em 3%.
A alíquota está fixada atualmente em 5%, patamar superior ao praticado em diversos outros municípios, como Foz do Iguaçu, que atrai grande número de turistas. “A atividade hoteleira é de grande importância para o desenvolvimento econômico e social de Curitiba, sendo essencial para o crescimento da atividade turística”, analisa.
Competitividade
“O setor hoteleiro não pode ser prejudicado. Outros municípios possuem o ISSQN menor, apresentando maior competitividade em seus preços, o que pode acarretar na migração de investimentos antes destinados a Curitiba para essas localidades”, afirma Leprevost. Ainda segundo o vereador, a redução de alíquota não acarretará em perda de arrecadação porque atrairá investimentos ao setor, com a criação de novos leitos e, conseqüentemente, a geração de mais receitas ao município.