Proposta nova linha de ônibus para facilitar doações

por Assessoria Comunicação publicado 15/08/2007 17h15, última modificação 17/06/2021 08h07
Para facilitar o transporte de doadores de sangue aos hospitais e postos de atendimento, o vereador Sérgio Ribeiro (PV) sugere a implantação da linha Ônibus da Solidariedade no sistema de transporte urbano.
A medida, em tramitação na Câmara de Curitiba, também prevê a “disseminação da cultura da doação voluntária, aprofundando os conceitos de solidariedade e cidadania”, explica.
Hábito
Em sua justificativa, o parlamentar explica que “pacientes submetidos a transplante de órgãos, em tratamento de câncer e portadores de determinadas doenças dependem de transfusão de sangue durante o tratamento. O sangue também é necessário para a sobrevida de recém-nascidos prematuros e de acidentados. Para manter o estoque nos bancos de sangue, as pessoas devem criar o hábito da doação e encorajar a atitude”.
O documento determina que o trajeto a ser percorrido pelo ônibus deverá ser estabelecido de acordo com o sistema de circulação, a localização das unidades de atendimento, além da viabilidade técnica das linhas. Também deverá ser observado o horário de coleta e o número de veículos que possibilite o transporte, sem superlotação ou intervalos longos entre os ônibus.