Proposta melhoria em sanitários públicos

por Assessoria Comunicação publicado 28/09/2006 16h10, última modificação 11/06/2021 08h54
Projeto de autoria dos vereadores Jorge Bernardi (PDT) e Angelo Batista (PP) pretende melhorar a administração dos banheiros públicos controlados pela Urbs e outras entidades públicas e particulares, que cobram pela utilização. A intenção, conforme os parlamentares, é fornecer aos usuários revestimento descartável de assento de vaso sanitário, que poderá ser em papel ou plástico. “O não fornecimento do produto desobrigará o usuário do pagamento da taxa ou preço”, completa.
Os shoppings, cinemas, teatros, restaurantes e similares, centros comerciais, supermercados,  academias, estabelecimentos de ensino, hotéis, motéis, casas noturnas, hospitais, clínicas, clubes e outros também deverão deixar à disposição dos usuários, em seus banheiros de uso público, o revestimento descartável. A não disponibilização, segundo a proposta, poderá gerar multa.
Prevenir doenças
O grande objetivo, justificam Bernardi e Angelo Batista, é a prevenção de doenças como micoses, escabiose (sarna), tricomaníase, candidíase e piodernite, entre outras. Essas enfermidades   podem ser transmitidas através do assento sanitário.
Alguns banheiros de utilização pública estão colocando revestimento  de papel ou plástico, garantindo maior segurança aos seus usuários, principalmente mulheres.
Pelo projeto, os banheiros públicos onde é cobrada taxa ou preço do serviço deverão ser os primeiros a adotar a medida. Em Curitiba, são, em sua grande maioria, administrados pela Urbs e se localizam na Rodoferroviária e outros terminais rodoviários.