Proposta inclusão do Imin Matsuri no calendário oficial de Curitiba
Projeto de lei protocolado na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), por iniciativa do vereador Bruno Pessuti (PSD), pretende incluir, no calendário oficial da cidade, o Festival da Imigração Japonesa. Realizado anualmente em junho, o Imin Matsuri marca o aniversário da chegada do primeiro navio com imigrantes ao Brasil, em 1908. A bordo do Kasato Maru, 165 famílias vieram morar no país (005.00207.2019).
“O Festival Imin Matsuri celebra a imigração japonesa no Brasil, apresenta diversos aspectos da cultura japonesa e é organizado pela comunidade nipo-brasileira”, explica o parlamentar, na justificativa da proposição. Pessuti também destaca que a Lei Orgânica do Município (LOM) coloca o dever da “fixação de datas comemorativas de significação cultural”. Em geral, o evento tem praça de alimentação com comidas típicas, rodas da dança bon odori, shows de taiko, demonstrações de artes marciais e outras manifestações culturais.
Tramitação
Após o protocolo da proposição no Legislativo e a leitura no pequeno expediente de uma sessão plenária, ocorrida no dia 14 de outubro, o projeto começou a tramitar oficialmente na Câmara de Curitiba. Primeiro a matéria recebe uma instrução técnica da Procuradoria Jurídica e então segue para as comissões temáticas do Legislativo. Durante a análise dos colegiados, podem ser solicitados estudos adicionais, juntada de documentos faltantes, revisões no texto ou o posicionamento de outros órgãos públicos afetados por seu teor. Depois de passar pelas comissões, a matéria segue para o plenário e, se aprovada, para a sanção do prefeito para virar lei.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba