Proposta inclusão da capoeira nas escolas

por Assessoria Comunicação publicado 02/07/2008 17h05, última modificação 22/06/2021 06h28
O vereador Mestre Déa (PRTB) propõe a inclusão optativa de conteúdos teórico e prático da capoeira entre as atividades curriculares da disciplina de educação física nas escolas da rede municipal de ensino. O projeto está em tramitação na Câmara de Curitiba.
Segundo o parlamentar, “reconhece-se que o Brasil é um canteiro de miscigenações, de variadas raças e culturas. Entretanto, pouco se tem dado espaço ao conhecimento da formação afro-brasileira. A capoeira na escola é uma opção que, além de despertar a atenção por ser agradável como verdadeiro samba de roda, funciona como conduto disciplinador, um instrumento pedagógico rico e maleável.”
Aprendizado
Mestre Déa explica que a capoeira desenvolve no aluno a aprendizagem cognitiva por toda a ludicidade e multiplicidade que possui e que também desenvolve agilidade, resistência, equilíbrio e coordenação. “O universo da capoeira vai além de uma atividade esportiva. Insere-se em conteúdos da história e da geografia, da literatura, citada em obras de Jorge Amado, como reflexão da religiosidade; na matemática, com a exploração da geometria de uma roda de capoeira, e nas gingas em forma de figuras geométricas, onde se calcula o tempo de determinado toque, por exemplo. E em educação artística, através de relatos de Debret e Carybé.”
A capoeira já está incluída em 20 universidades e cidades como Campinas (SP), Florianópolis (SC), Barra Mansa (RJ), Meruoca (GO) e Maringá, onde faz parte do currículo no ensino fundamental. “A intenção de repassar os conteúdos projetados pelas atividades e manifestações folclóricas da capoeira no ensino fundamental tem origem de embasamento no projeto Educando com Arte, que já provou, em 20 anos de existência, sua funcional aplicabilidade na promoção da conscientização cultural, da saúde e bem-estar social das crianças (entre 3 a 17 anos) de áreas de risco social de Curitiba”, conclui.