Proposta incentiva uso de biocombustível

por Assessoria Comunicação publicado 17/01/2008 18h00, última modificação 18/06/2021 10h20
Incentivar a melhor utilização de combustíveis fósseis e o aumento do consumo do biocombustíveis são propostas do vereador Pedro Paulo (PT), apresentadas no projeto que prevê a criação do Programa Municipal de Prevenção, Redução e Compensação de Emissões de Dióxido de Carbono e demais gases veiculares que contribuem para o efeito estufa.
A idéia do parlamentar é estimular o uso de biocombustíveis por meio da concessão de incentivos e prêmios, coibir a ação danosa ao meio ambiente, multando os maiores poluidores, e melhorar o transporte público, incentivando sua maior utilização. Além disso, promover campanhas de divulgação do programa e integrar o meio acadêmico, os setores públicos e privado e o terceiro setor em debates, estudos, projetos e ações sobre o tema.
Solução
Com a medida, Pedro Paulo pretende reduzir o impacto da emissão de gás carbônico. Há, ainda, o plano de compensação com a plantação de árvores. “É consenso que a solução para a redução do impacto do efeito estufa deve partir de iniciativas locais. Desta forma, o programa busca atingir as metas graduais de redução e compensação da emissão de gases na cidade.”
Segundo o vereador, “os benefícios da proposta deverão ser imediatos para a população, porque, além da prevenção e redução da emissão de gases nocivos à camada de ozônio, com efeitos de ordem global, a cidade obterá melhor qualidade do ar, impactando, também, na saúde pública. A redução do uso de veículos particulares, com o uso maior de ônibus, ainda pode melhorar as condições de tráfego”, explica.