Proposta de vereadora acaba com inundações

por Assessoria Comunicação publicado 30/05/2008 18h10, última modificação 21/06/2021 10h37
Atendendo antiga reivindicação de moradores do Alto da XV, a vereadora Nely Almeida (PSDB) levou à Regional Matriz a proposta de garantir um fiscal de obras da Prefeitura para avaliar as condições estruturais da rede de esgoto e das galerias pluviais daquele bairro.
Segundo a parlamentar, em época de fortes chuvas, as galerias pluviais construídas há mais de 30 anos, não suportam a vazão da água, inundando residências, escolas e estabelecimentos comerciais da região. “Estou pedindo estudo técnico na Prefeitura para ver a possibilidade de trocar as manilhas das galerias pluviais pequenas por outras de maior calibre. Acredito que a medida acabará por definitivo com inundações na região,” explica.
Estragos
Na Rua Fernando Amaro, Nely Almeida conversou com os moradores do Edifício Van Gogh e professoras da Escola de Educação Infantil Peixinho Dourado. No prédio, os moradores mostraram os estragos causados pela água da chuva no condomínio. “Fomos obrigados a comprar uma bomba de água que hoje funciona 24 horas para escoar a água da chuva. Se não fizermos isso, a garagem e as demais dependências do edifício ficam alagadas,” avaliam.
Na escola Peixinho Dourado, Nely Almeida conheceu os problemas causados pela chuva. Segundo a diretora da instituição de ensino, Cláudia Sarem Canova, as galerias pluviais que passam pelo subsolo do pátio são insuficientes para escoar a água da chuva. “É só chover que inunda tudo. Somos obrigados a transferir os alunos para outras salas de aula, devido ao alagamento,” explica.
Avaliação técnica
De acordo com o fiscal de obras da Prefeitura, Renato Forte, as galerias do Alto da XV são antigas e não têm capacidade para escoar a água da chuva. “Vou atender ao pedido da vereadora. Entrarei com solicitação na Secretaria de Obras para a realização de estudo de avaliação técnica nas galerias pluviais do Alto da XV, Cristo Rei, Hugo Lange e Juvevê. Com o resultado, poderemos aumentar a vazão da água da região e acabar com as inundações,” finaliza.