Proposta de vereador vira tema de vestibular

por Assessoria Comunicação publicado 19/11/2007 18h05, última modificação 18/06/2021 07h58
“A preocupação com o planejamento do tráfego urbano e preservação do meio ambiente ganhou, no fim de semana, proporção ainda mais abrangente.” O comentário é do vereador Custódio da Silva (PR), que destacou nesta segunda-feira (19), na Câmara de Curitiba, questão do vestibular da Universidade Federal do Paraná sobre tema de projeto de sua autoria que prevê a implantação de programa municipal de restrição à circulação de veículos.
Segundo o parlamentar, na questão do concurso, os candidatos tiveram trecho de texto publicado no jornal Gazeta do Povo e parte de reportagem veiculada no programa Paraná TV, da Rede Globo, para depois assinalar a alternativa com manifestação favorável ao rodízio. “Isso demonstra que nosso trabalho está sendo traçado com bases sólidas e de acordo com as necessidades da população, meio ambiente, melhorando a qualidade de vida de todos”, acrescentou.
Poluição
Custódio se mostrou satisfeito com o fato, porque, na sua opinião, “significa que este projeto não caiu no esquecimento do povo, sendo abordado no vestibular mais concorrido do Paraná”. O projeto é semelhante ao sistema já adotado em São Paulo há mais de 10 anos. Conhecido como “rodízio”, em Curitiba seria implantado apenas na área central, o que, segundo o vereador, “diminuiria o fluxo de veículos e, conseqüentemente, pouparia o meio ambiente de grande parte dos gases tóxicos”.
Custódio afirmou que a qualidade de vida é o principal objetivo do projeto, em apreciação nas comissões permanentes da Câmara de Curitiba. “Qualidade de vida é poupar o nosso ar, ter condições dignas e seguras de utilizar o transporte coletivo e poder deixar o carro em casa. É utilizar bicicletas, fazer caminhadas, ou seja, poupar o meio ambiente”, disse. Para o parlamentar, o projeto vem ao encontro da necessidade atual.