Proposta criação de faixas preferenciais para ônibus
Proposta que cria faixas preferenciais ou exclusivas aos ônibus coletivos nas ruas de Curitiba foi reapresentada pelo vereador Valdemir Soares (PRB) na Câmara Municipal. O texto prevê que as faixas sejam instaladas na Zona Central de Tŕafego (ZCT), em vias com três ou mais pistas de circulação.
De acordo com o projeto de lei, a faixa será preferencial quando a rua ou avenida tiver três faixas de circulação de veículo e exclusiva quando a via tiver quatro ou mais faixas. O Executivo, mediante órgão competente, será responsável por efetuar a sinalização, bem como realizar campanhas alertando motoristas e motociclistas sobre a mesma.
Em justificativa, Valdemir Soares ressalta que o fator predominante para que usuários continuem usando o transporte coletivo é, além da integração, o valor da tarifa. “Quando se refere ao tempo de percurso, a população prefere utilizar o automóvel, que em muitos casos é mais rentável ao se analisar o custo/benefício”, afirmou.
Para o parlamentar, a soma do tempo perdido na concorrência dos coletivos com os veículos de passeio, somada ao número de ônibus que operam nas linhas, leva a crer que a implantação das faixas preferenciais e exclusivas possam atrair novos usuários. “Se tivermos redução de tempo no trajeto das linhas, principalmente as de grande demanda, logo teremos um número menor de ônibus, sem levar em consideração a adesão de novos usuários”, finalizou.
De acordo com o projeto de lei, a faixa será preferencial quando a rua ou avenida tiver três faixas de circulação de veículo e exclusiva quando a via tiver quatro ou mais faixas. O Executivo, mediante órgão competente, será responsável por efetuar a sinalização, bem como realizar campanhas alertando motoristas e motociclistas sobre a mesma.
Em justificativa, Valdemir Soares ressalta que o fator predominante para que usuários continuem usando o transporte coletivo é, além da integração, o valor da tarifa. “Quando se refere ao tempo de percurso, a população prefere utilizar o automóvel, que em muitos casos é mais rentável ao se analisar o custo/benefício”, afirmou.
Para o parlamentar, a soma do tempo perdido na concorrência dos coletivos com os veículos de passeio, somada ao número de ônibus que operam nas linhas, leva a crer que a implantação das faixas preferenciais e exclusivas possam atrair novos usuários. “Se tivermos redução de tempo no trajeto das linhas, principalmente as de grande demanda, logo teremos um número menor de ônibus, sem levar em consideração a adesão de novos usuários”, finalizou.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba