Proposta criação de biblioteca virtual

por Assessoria Comunicação publicado 06/10/2009 16h50, última modificação 28/06/2021 06h32
A criação de biblioteca virtual como portal na internet é proposta do vereador Professor Galdino (PSDB). A ideia do parlamentar é criar o serviço virtual “Acesso Livre Curitiba” para divulgar obras artísticas e culturais, conteúdos informativos, educativos e científicos produzidos na cidade ou por autores curitibanos. Os trabalhos devem ser de domínio público ou conter licença de uso. O documento, apresentado na Câmara de Curitiba, está em apreciação nas comissões permanentes da Casa.
Se o projeto for aprovado em plenário e sancionado pelo prefeito, poderão ser hospedados no servidor arquivos de texto, som, imagem, vídeos e softwares livres. A prioridade, conforme o documento, é a postagem de materiais de valor educativo, artístico e cultural produzidos na cidade ou que façam referência a Curitiba. “Não será permitida a inclusão de materiais com alusão ao consumo de drogas, incentivo à violência ou qualquer conteúdo contrário aos princípios da ética e da moral”, destaca Galdino, apontando a proibição de materiais com fins publicitários.
Parcerias
O vereador sugere parcerias com as universidades locais para dispor trabalhos acadêmicos na biblioteca virtual. “O maior beneficiário será a comunidade, que poderá acessar e usufruir a qualquer momento dessa grande riqueza cultural e científica”, argumenta.
Conteúdos de domínio público são aqueles sobre os quais decorreu o prazo de proteção aos direitos patrimoniais. Também, material de autores falecidos sem sucessores e de autor desconhecido, ressalvada a proteção legal aos conhecimentos étnico e tradicionais.