Proposta a instituição do Dia do Voluntário em Hospitais

por Assessoria Comunicação publicado 04/12/2014 16h25, última modificação 28/09/2021 08h56

Curitiba pode ter o Dia Municipal do Voluntário em Hospitais. A proposta é iniciativa do vereador Tito Zeglin (PDT) e foi protocolada em 3 de dezembro na Câmara Municipal. O projeto (005.00267.2014) que institui a data, a ser comemorada, anualmente, em 31 de março, segundo o autor tem o objetivo de “valorizar as pessoas que desenvolvem trabalhos voluntários em hospitais. Estes "anjos da guarda", ocupam uma posição insubstituível na equipe de saúde, doando espontaneamente solidariedade e calor humano a quem mais precisa, ou seja, pessoas enfermas”.

Tito Zeglin lembra que o voluntário cumpre suas funções dentro do hospital não porque seja obrigado, mas porque realmente escolheu realizá-las, sem a necessidade de remuneração ou vantagens de ordem pessoal. “A atuação do voluntário é de facilitador, um intérprete da linguagem da rotina hospitalar, um guia nos meandros e labirintos de clínicas, laboratórios, unidades intensivas e outros ambientes hospitalares. O voluntariado abre espaço para o exercício da cidadania”, argumentou.

O vereador ainda destaca que os voluntários contribuem positivamente para a melhora do quadro emocional e físico das pessoas que estão em tratamento de saúde nos hospitais. “O espírito solidário dessas pessoas (voluntários), tem a atenção sempre voltada à elevação contínua do padrão de atendimento do hospital, além de levar aos pacientes apoio, solidariedade, fraternidade e atenção”.

O texto de justificativa do projeto revela que sua inspiração foi o trabalho desenvolvido pelo Serviço de Voluntários do Hospital de Clínicas, fundado oficialmente em 31 de março de 1990 pela assistente social Iwonka Blasi e pelo médico Ricardo Akel, e que hoje conta com 460 voluntários oriundos de ONGs e parceiros, entre os quais, a Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN),  Instituto História Viva, Amigo Bicho, Doutores da Esperança, Trupe da Saúde, Capelania, Dobrando Alegrias, Risologistas, Mãos sem Fronteiras, Arte e Alegria, Visita de Apoio e outras entidades.