Promotora de Justiça terá Cidadania Honorária de Curitiba
Promotora de Justiça Beatriz Spindler de Oliveira Leite participou de Tribuna Livre da Câmara, em junho passado. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Nesta quarta-feira (29), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou o projeto de decreto legislativo para conceder a Cidadania Honorária da capital paranaense à promotora de Justiça Beatriz Spindler de Oliveira Leite, do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Criança, do Adolescente e da Educação do Ministério Público do Paraná (MP-PR). De iniciativa do vereador Sidnei Toaldo (Patriota), a proposta recebeu 25 votos “sim” e 2 “não”, na análise em primeiro turno. A segunda votação será na próxima semana.
Toaldo lembrou da participação da homenageada na Tribuna Livre da Câmara de Curitiba, em junho deste ano, para debater a violência contra a escola. A promotora de Justiça também foi convidada para audiência pública da Casa, em maio, sobre o tema. “Não teríamos como não homenageá-la como este título mais honroso da cidade de Curitiba”, disse o autor.
A Cidadania Honorária é o título mais importante que os vereadores podem entregar para personalidades em Curitiba, mas nascidas em outras cidades, enquanto o Vulto Emérito é entregue a curitibanos de destaque. Beatriz Spindler de Oliveira Leite é natural de Maringá (PR) e vive na capital paranaense desde 1996. A promotora de Justiça ingressou no MP-PR em 2003 e focou a carreira, nos últimos dez anos, na defesa dos direitos da criança e do adolescente, em especial no campo da educação (115.00008.2023).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba