Promotora de Justiça Beatriz Leite torna-se Cidadã de Curitiba nesta semana

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 14/05/2024 08h30, última modificação 06/05/2024 09h43
Homenagem da Câmara Municipal será entregue na quinta-feira (16).
Promotora de Justiça Beatriz Leite torna-se Cidadã de Curitiba nesta semana

Ao todo, quatro sessões solenes estão na programação da CMC desta semana. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove nesta quinta-feira (16) mais uma sessão solene para a entrega da Cidadania Honorária de Curitiba. A homenageada da vez será a promotora de Justiça Beatriz Spindler de Oliveira Leite. A solenidade acontecerá a partir de 19h30, no Palácio Rio Branco, sede do Legislativo. Haverá transmissão pelas redes sociais oficiais da Casa. 

Natural de Maringá (PR), a homenageada vive em Curitiba desde 1996. Ela ingressou no Ministério Público do Paraná (MPPR) em 2003 e focou a carreira, nos últimos dez anos, na defesa dos direitos da criança e do adolescente, em especial no campo da educação. Atualmente, integra a equipe do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Criança, do Adolescente e da Educação do MPPR. 

Beatriz Leite também é coordenadora nacional da Comissão Permanente da Educação (Copeduc), que integra o Grupo Nacional de Direitos Humanos, órgão do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça, e congrega membros dos Ministérios Públicos de todos os estados, e da União. Também integra também o Gaepe-Brasil, o Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Brasil – uma instância de diálogo e cooperação entre atores do setor público e sociedade civil envolvidos na política pública educacional. 

A homenagem à promotora foi apresentada na Câmara de Curitiba pelo vereador Sidnei Toaldo (PRD), aprovada pelo plenário no final de 2023 e confirmada pelo decreto legislativo 13/2023. O título de Cidadania Honorária de Curitiba é a maior homenagem que uma pessoa que não é nascida na capital do Paraná pode receber do Legislativo. A solenidade será na quinta, às 19h30. O requerimento que agendou o evento foi aprovado em 03 de abril (061.00038.2024). 

Influenciadores digitais serão homenageados

Na sexta-feira (17), a CMC promove a quarta sessão solene da semana. Na ocasião, o Palácio Rio Branco vai celebrar o Dia Municipal do Influenciador Digital, por iniciativa de Alexandre Leprevost (União). O vereador é autor da lei municipal 16.030/2022, que instituiu a data no Calendário Oficial de Curitiba, comemorada anualmente em 17 de maio. 

Esta será a segunda vez que a CMC promove tal solenidade. No ano passado, o vereador homenageou mais de 50 influenciadores digitais que atuam em Curitiba. Este profissional é aquele que produz diversos tipos de conteúdos para a internet e, assim, consegue influenciar seus seguidores, muitas vezes ajudando as pessoas a formar uma opinião.

Na sexta, a sessão solene s
erá realizada às 19h30, também com transmissão ao vivo pelas redes sociais. O requerimento que agendou o evento foi acatado pela Câmara Municipal na sessão plenária do dia 29 de abril (061.00053.2024).
 

Quando as sessões solenes são realizadas na CMC?

As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.

A concessão de títulos e prêmios, na CMC, é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana.

A
s solenidades da Câmara Municipal são transmitidas pelas redes sociais: no YouTube e no Facebook. Clique aqui para ver todas as sessões solenes já realizadas em 2024.