Proliferação de radares, propaganda comunista e mais notas de 11 de abril
“Proliferação de radares”
Dizendo que está em curso “uma indústria da multa” em Curitiba, caracterizada pela “proliferação de radares” de trânsito, Denian Couto (Pode) pediu que a Câmara de Vereadores reaja a esse cenário. “Até quando vamos aceitar radares caça-níqueis? Tem um radar na via paralela à Linha Verde que já autuou 13 mil motoristas! E a Câmara não reage?”, denunciou. Couto disse que tem feito pedidos de informação sobre o assunto à Prefeitura de Curitiba, mas que as respostas são insuficientes. “Ela não explica o porquê”.
Punhos cerrados I
Em tom de denúncia, Eder Borges (PP) acusou professores do Colégio Estadual Francisco Zardo, em Santa Felicidade, de estarem fazendo vista grossa para a circulação de panfleto da Ubes (União Brasileira de Estudantes Secundaristas) com críticas ao governo federal e figuras de jovens com os punhos cerrados para o alto. Ele afirma que há propaganda comunista no material da Ubes, que, em tese, deveria ser só uma campanha para que os jovens façam o título de eleitor.
Punhos cerrados II
“Tudo bem estimular os jovens a tirarem o título de eleitor, o problema é que escola não é ambiente para propaganda político-ideológica. Esse material diz coisas absurdas. Mostra jovens com os punhos cerrados, que é um símbolo do comunismo. Insinua relação do presidente [Bolsonaro] com os crimes de racismo e homofobia. Deixo o meu repúdio a cada professor que permite a entrada desses delinquentes para lavagem cerebral dos nossos estudantes.”
Preço da luz
O vereador Sidnei Toaldo (Patriota) comemorou em plenário a volta das contas de energia elétrica à bandeira verde, “que pode reduzir o valor da conta em até 20%”. “Temos que rever os tributos cobrados sobre a luz, a água e os combustíveis, que tanto pesam no orçamento das pessoas menos favorecidas”, defendeu o parlamentar.
Representatividade negra
A indicação da juíza Brown Jackson, de 51 anos, para a Suprema Corte dos EUA, foi festejada em plenário pelo vereador Dalton Borba (PDT). Ele destacou que ela é a primeira mulher negra a integrar a mais alta instância da Justiça daquele país. “É uma notícia muito boa, espero que os EUA tenham mais sorte que o Brasil, que após o [ministro do STF] Joaquim Barbosa [se aposentar] não voltou a reservar uma de suas vagas para a representação de minorias”, protestou.
Projeto retirado
O plenário aprovou a retirada e o arquivamento de projeto de lei, de iniciativa do vereador Leonidas Dias (Solidariedade), que previa multa à fraude no teste de detecção da covid-19 (005.00268.2021). Com a atualização da lei, justifica o autor, a proposta perdeu o objeto (073.00005.2022).
Registros em plenário
Segunda-secretária do Legislativo, Professora Josete (PT) representou a Câmara de Curitiba, nesta manhã, em audiência pública da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep). O debate foi sobre os critérios e a transparência para o subsídio ao transporte público. Já Amália Tortato (Novo) registrou a visita do colega de partido Fabrizio Meller.
Diabetes nas escolas*
Um substitutivo geral (031.00023.2022), apresentado pelo vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade), altera o teor do projeto de lei que dispõe sobre o Programa de Conscientização do Controle do Diabetes em crianças e adolescentes, na rede pública e privada de ensino de Curitiba (005.00175.2021). Do teor original, ele faz ajustes a fim de garantir uma forma mais educativa e sem custo ao erário para implementação do projeto.
Academias de ginástica*
Marcelo Fachinello (PSC) protocolou requerimento para anexação de documentos (045.00044.2022) no projeto de sua autoria que solicita a alteração da lei municipal 13.559/2010, que trata da exigência de atestado médico de aptidão física para quem frequenta academias de ginástica (005.00285.2021).
Cohab*
Informações sobre a efetivação do aluguel social e a entrega de chaves aos moradores da região do bairro Cajuru, Vila Divino, é o tema de pedido de informações do vereador Pastor Marciano (Republicanos) à Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab-CT) (062.00236.2022).
Unidade Básica de Saúde*
Os impactos do fechamento da Unidade Básica de Saúde Medianeira aos moradores das regiões atendidas, bem como a destinação do espaço ocupado pela unidade é o tema da solicitação de pedido de informações da vereadora Maria Letícia (PV) à Secretaria Municipal da Saúde (062.00237.2022).
Servidores municipais*
Ambos os requerimentos da vereadora Professora Josete (PT) tratam de questões de servidores municipais. O primeiro solicita informações sobre os valores gastos com vale-transporte para profissionais do magistério (062.00238.2022). O segundo pedido questiona sobre os servidores que se aposentaram no período de 2017 a 2022 no Município de Curitiba (062.00238.2022).
Intérprete de Libras*
A vereadora Carol Dartora (PT) solicita à Prefeitura de Curitiba informações sobre os tradutores e intérpretes de libras que trabalham no município (062.00240.2022).
Estação tubo*
As alterações dos projetos geométricos nas estações tubo, em frente à Igreja do Senhor Bom Jesus do Portão, após as obras de revitalização na avenida República Argentina, fazem parte do pedido de informações (062.00241.2022) à Prefeitura de Curitiba por parte da vereadora Indiara Barbosa (Novo).
Radares*
O pedido de informações feito pelo vereador Denian Couto (Pode) à Prefeitura de Curitiba solicita que sejam esclarecidos os critérios técnicos de instalação dos radares e de lombadas eletrônicas no município (062.00242.2022).
Jardinete*
O vereador Mauro Ignácio (União) solicita informações à Prefeitura de Curitiba acerca da reimplantação da jardinete entre as ruas Independência e Pedro Correa da Cruz, no bairro São Braz (062.00243.2022).
Imóvel*
Informações sobre imóvel desocupado de propriedade da Prefeitura de Curitiba, situado entre as ruas Estanislau Selenki, Francisco Gabardo Filho e Paulo Deconto no bairro Umbará, bem como sua destinação fazem parte da solicitação do vereador Tito Zeglin (PDT) ao Município (062.00244.2022).
EstaR*
O vereador Professor Euler (MDB) solicita informações à Prefeitura de Curitiba sobre o decreto 1528/2019, que regulamenta o uso de vagas de EstaR e isenção de cobrança para veículos elétricos (062.00245.2022). O pedido visa incentivar o uso de veículos menos poluentes.
Seguro de vida*
Serginho do Posto (União) solicita informações à Prefeitura de Curitiba sobre o programa de seguro de vida dos servidores municipais (062.00246.2022).
Interbairros I*
Os horários e a quantidade de veículos em operação na linha Interbairros I é o tema do pedido de informações do vereador Marcos Vieira (PDT) à Prefeitura de Curitiba (062.00247.2022).
*Nota elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Vanusa Paiva
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba