Projetos terão análise mais detalhada

por Assessoria Comunicação publicado 01/10/2009 18h10, última modificação 28/06/2021 06h16
Projetos que estão em tramitação na Comissão de Urbanismo e Obras Públicas da Câmara de Curitiba serão encaminhados às secretarias e órgãos competentes para análise mais aprofundada dos temas. A decisão foi tomada durante a reunião desta quinta-feira (1º), presidida pelo vereador Tico Kuzma (PSB).
De autoria do vereador Roberto Hinça (PDT), o projeto de lei que padroniza as dimensões das caixas descartáveis e retornáveis para acondicionar e transportar alimentos hortifrutícolas será encaminhado à Secretaria Municipal de Abastecimento. Do mesmo partido de Roberto Hinça, o vereador Jairo Marcelino terá seu projeto encaminhado à Secretaria do Meio Ambiente. O texto obriga a prefeitura a plantar mudas de árvores em ruas e avenidas dentro de manilhas com tamanhos padronizados. A intenção é que a secretaria esclareça se esta é a melhor maneira de sobrevivência das plantas.
A Urbs deverá analisar a aplicabilidade do projeto de lei de autoria do vereador Tito Zeglin (PDT), que estipula limite de velocidade aos ônibus no anel central de Curitiba. O relator da matéria, Tico Kuzma, quer esclarecer o controle da Urbs sobre os tacógrafos e se a alteração na velocidade poderia causar o aumento da frota para o mesmo número de viagens. Ainda, um especialista em insolação de edificações deverá ser convidado para opinar sobre projeto da vereadora Julieta Reis (DEM) que obriga a colocação de películas nos edifícios com áreas envidraçadas reflexivas. A vereadora, que é membro da comissão, informou que já conversou com um especialista em vidros de Porto Alegre (RS) e deverá complementar o projeto com as novas informações, antes de ser votado em plenário.
Favorável
Devem ser discutidos em plenário projeto do vereador Zé Maria (PPS), que altera a notificação do EstaR (Estacionamento Regulamentado) e, ainda, mensagem do prefeito sobre permuta de áreas municipais à Companhia de Habitação Popular (Cohab). O projeto do EstaR prevê que as regularizações de estacionamento sejam feitas com a compra de um talão com nove folhas de uma hora cada, ao invés de 10, como ocorre atualmente. Sobre a Cohab, áreas com equipamentos públicos no Sítio Cercado poderão ser trocadas por outras áreas na região, com a finalidade de utilizá-las em programas habitacionais. O relator do projeto, vereador Omar Sabbag Filho (PSDB), afirmou ter verificado cada um dos lotes, além de consultar os órgãos competentes.
Membros
Além de Kuzma, que preside a comissão, fazem parte do grupo os vereadores Felipe Braga Côrtes e Omar Sabbag Filho, ambos do PSDB, Julieta Reis e Jonny Stica (PT). A próxima reunião está agendada para terça-feira (6), às 10h30, na sala das Comissões.