Projetos seguem trâmite regimental na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 09/06/2009 18h50, última modificação 24/06/2021 09h03
A rede municipal de ensino pode ter limitação de alunos por salas de aula. O projeto da vereadora Professora Josete (PT) está tramitando na Câmara de Curitiba e teve parecer aprovado na reunião desta terça-feira (9), na Comissão de Educação e Cultura do Legislativo, dirigida pelo vereador Zé Maria (PPS). Outras três matérias também tiveram pareceres apreciados e seguem o trâmite regimental.
A proposta da Professora Josete é que o limite seja de até 20 alunos na educação infantil; até 25 na segunda etapa do ciclo do ensino fundamental; até 30 nas turmas de 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries do ensino fundamental. A sugestão é que o número máximo de alunos na educação infantil seja de cinco por professor para crianças de zero a 3 anos; 10 alunos para crianças de 4 a 5 anos, e 20 estudantes por professor  para crianças de 6 anos. Josete sugere que o limite máximo de alunos por sala de aula seja implantado gradualmente até  2010. A proposta segue o trâmite regimental sem prazo para votação em plenário.
Outros
Outras propostas apreciadas são dos vereadores Beto Moraes (PSDB) e Tico Kuzma (PSB) que autoriza a construção de portal Izaac Ferreira da Cruz – Shopping Aberto do Comércio e do vereador Aldemir Manfron (PP), que prevê a instituição de programa de incentivo à doação de sangue entre os servidores municipais. A ideia do parlamentar é conceder um dia de folga ao funcionário que efetivar sua doação e mais um dia da escolha do doador num período de até 30 dias.
Outro projeto de Beto Moraes torna obrigatória em toda rede pública de creches e as conveniadas a presença de um estagiário de enfermagem na unidade. “Os estagiários são importantes para prestar os primeiros atendimentos em casos de emergência até o encaminhamento ao hospital, quando necessário”, argumenta o parlamentar.
Além de Zé Maria, participaram da reunião desta terça-feira os vereadores Beto Moraes e Caíque Ferrante (PRP).