Projetos que apoiam cultura cervejeira prontos para o plenário

por Assessoria Comunicação publicado 09/08/2017 15h25, última modificação 19/10/2021 12h53

Dois projetos de lei que reconhecem o crescimento da cultura cervejeira em Curitiba foram aprovados, nesta quarta-feira (9), pela Comissão de Educação, Cultura e Turismo da Câmara de Vereadores. Com o aval, já podem ser votadas em plenário a inclusão do Festival Procerva no calendário oficial de eventos (005.00134.2017) e a proposta de declarar a cidade “Capital da Cerveja Artesanal”, instituindo a última semana de maio como “Semana da Cerveja Artesanal” (005.00124.2017).

“Incluir no calendário oficial o Festival Paranaense de Cervejas Artesanais [Festival Procerva] não apenas estimula essa importante e crescente atividade industrial e comercial, como também tem potencial para alavancar o turismo na cidade de forma similar ao que ocorre nas vinícolas da região de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul”, disse o presidente da Comissão, Professor Euler (PSD). Ele foi o relator das duas proposições e comentou que era da opinião que as proposições deveriam ter sido anexadas, para que tramitassem juntas.

A inclusão do Festival Procerva, organizado pela Associação das Microcervejarias do Paraná, no calendário oficial de eventos, é de autoria do vereador Bruno Pessuti (PSD). Já a proposição que declara Curitiba como a “Capital da Cerveja Artesanal” é assinada pela bancada do PDT, formada por Toninho da Farmácia, Zezinho Sabará, Tito Zeglin, Marcos Vieira e Goura.

Os membros da Comissão de Educação também deram pareceres positivos à indicação de cidadania honorária para Yuan Jinyun, professor do Departamento de Matemática da UFPR (006.00005.2017), sugerida por Pier Petruzziello (PTB), e à indicação, feita por Mestre Pop (PSC), que o educador Geraldo Kornatzki nomeie um logradouro da capital (009.00020.2017). Na reunião, os vereadores também receberam indicações para os prêmios João Crisóstomo Arns, Servidor Público Padrão e Cidade de Curitiba (confira aqui).

Pedidos de vista

Duas proposições foram objeto de pedido de vista do Professor Euler. Um deles foi o projeto de Julieta Reis (DEM), a ser relatado por Mestre Pop, que dispõe sobre a apresentação de artistas de rua nos logradouros públicos de Curitiba (005.00060.2017). O outro projeto, do Dr. Wolmir (PSC), a ser relatado pelo Professor Silberto (PMDB), dispõe sobre o Concurso Anual de Cartas na rede municipal de ensino (005.00232.2017).

Integram a Comissão de Educação os vereadores Euler, presidente, Silberto, vice-presidente, Geovane Fernandes (PTB), Marcos Vieira (PDT) e Mestre Pop.