Projetos defendem liberdade religiosa

por Assessoria Comunicação publicado 10/11/2006 16h20, última modificação 14/06/2021 09h06
O vereador Manassés Oliveira (PPS) apresentou, na Câmara de Curitiba, projeto que dispõe sobre questões relacionadas à liberdade religiosa. De acordo com a proposta, fica vedada a realização, aos sábados, de provas de concursos públicos municipais para a admissão de pessoal na administração direta, indireta e funcional.
A idéia é garantir a liberdade religiosa, que é direito fundamental da pessoa. O documento proíbe, ainda, a convocação para o trabalho, nas sextas-feiras à noite e sábados, de servidor municipal que alegar imperativo de consciência decorrente de crença.
O parlamentar explica que, de acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, “toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência, religião ou crença, pelo ensino, prática, culto e observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular”, justifica.
Escolas
Em outro projeto, Manassés pede, também, segunda opção de data para atividades curriculares dos alunos nas instituições de ensino, com a observância dos preceitos religiosos dos estudantes. “O objetivo é assegurar a transferência de datas de trabalhos e exames para dias não coincidentes com período da guarda religiosa”, comenta o vereador.
Os alunos ou responsáveis devem declarar a opção religiosa na hora da matrícula, para terem esse direito. “As medidas são indispensáveis na garantia plena da liberdade religiosa”, argumenta Manassés.