Projetos de defesa ao ambiente são anexados

por Assessoria Comunicação publicado 22/09/2009 19h30, última modificação 25/06/2021 10h43
O projeto de lei do vereador Roberto Aciolli (PV) sobre a obrigatoriedade da inclusão do sistema de coleta de óleo de cozinha para reciclagem será submetido ao parecer das secretarias municipais de Meio Ambiente e da Saúde para análise de viabilidade econômica. Em discussão nesta segunda-feira (21) na reunião da Comissão de Legislação da Câmara de Curitiba, a matéria, por ter sido considerada complementar, foi anexada ao projeto do vereador Julião Sobota (PSC).
Em sua iniciativa, Aciolli procurou dispor sobre a obrigatoriedade da inclusão de sistema de captação de óleo de cozinha para projetos de construção civil em condomínios comerciais ou residenciais. Em sua justificativa, explica que sua idéia é defender o meio ambiente evitando a poluição e degradação dos rios e mananciais de água. Também seria gerar renda aos condomínios através da coleta e venda do óleo captado nas unidades instaladas.
“Cada litro de óleo despejado no esgoto tem capacidade para poluir cerca de um milhão de litros de água. O acúmulo de óleos e gorduras nos encanamentos pode causar entupimentos, refluxo de esgoto e até rompimentos”, ilustra o parlamentar.
Reciclagem
Já a proposta do vereador Sobota procura dispor sobre o incentivo ao tratamento e reciclagem do óleo e gorduras de uso culinário. As finalidades seriam a não poluição da rede de esgotos e mananciais, incentivo à prática da reciclagem de óleos, criação e utilização de galpões de triagens.