Projetos avançam nas comissões permanentes

por Assessoria Comunicação publicado 08/04/2009 17h25, última modificação 23/06/2021 10h56
Mais três projetos relacionados ao transporte coletivo avançam pelas comissões permanentes da Câmara de Curitiba. Integrantes da Comissão de Segurança Pública e Defesa da Cidadania, presidida pelo vereador Roberto Aciolli, líder do PV, aprovaram, em reunião nesta quarta-feira (8), pareceres favoráveis aos projetos do primeiro vice-presidente da Casa, vereador Tito Zeglin (PDT), do vice-líder do PPS, Zé Maria, e de Beto Moraes (PSDB). Além disso, outras seis propostas de assuntos variados foram apreciadas e seguem o trâmite regimental.
O projeto de Zeglin limita a velocidade dos veículos articulados e biarticulados nas ruas do anel central. A ideia do parlamentar é diminuir a velocidade dos ônibus de 60 km/h para 40. “Apesar da pista de trajeto exclusivo, a facilidade de identificação e o respeito a diversas orientações de ultrapassagem, o número de atropelamentos continua aumentando”, alerta o vereador, destacando que pretende evitar acidentes com a medida.”
O vereador Zé Maria sugere a instalação de alarme sonoro nos ônibus articulados e biarticulados, também visando a redução de acidentes. Já Beto Moraes quer proibir o uso e consumo de substâncias psicoativas ou drogas lícitas no transporte coletivo. “Se a proposta for aprovada em plenário e sancionada pelo prefeito, o infrator será alertado pelo condutor, cobrador ou responsável pelo veículo e, no caso de persistência na atitude, o passageiro deve ser retirado até com intervenção policial se for preciso”, argumenta.
Agência bancárias
Outros assuntos analisados na reunião são dois projetos do vereador Roberto Hinça (PDT): um dispõe sobre as portas de acesso dos caixas eletrônicos e outro torna obrigatória, nas fachadas externas e nas divisórias internas das agências e dos postos de serviços bancários e financeiros, a instalação de vidros laminados resistentes a impactos e a disparos de armas de fogo.
Também as propostas de Zeglin sobre a afixação do esclarecimento “gorjeta ou taxa de serviço” em restaurantes, bares, lanchonetes e estabelecimentos similares, e de Pedro Paulo (PT) que torna gratuita a ligação de telefone público para a central 156. Ainda a sugestão de Beto Moraes que dispõe sobre o atendimento prioritário aos idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes e pessoas com crianças de colo em repartições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos.
E também do vereador Pedro Paulo, que prevê a divulgação de dados sobre multas de trânsito na internet. A sugestão é incluir o número de multas aplicadas em lombadas eletrônicas, radares e por agentes de trânsito.
Participação
Da reunião desta quarta-feira, participaram os vereadores Roberto Aciolli, Tito Zeglin e Algaci Túlio (PMDB). A próxima reunião está marcada para o dia 22 deste mês.