Projetos adiados, morte nos trilhos e mais notas do dia 23 de março

por José Lázaro Jr. e Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 23/03/2022 15h55, última modificação 23/03/2022 16h29
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros, visitas e outros conteúdos.

Projetos adiados
Com a extensão da Tribuna Livre e da votação do projeto que suspende as multas em dinheiro por infrações administrativas relacionadas à pandemia, a sessão desta quarta acabou sem que a totalidade das proposições da Ordem do Dia fosse votada. Ficaram para a próxima segunda (28) três projetos de lei, que aguardavam votação em segundo turno, e 13 requerimentos da segunda parte da Ordem do Dia. Nessa lista, está, por exemplo, pedido do Professor Euler (PSD) para que o Executivo libere a base de apoio para assinar a abertura da CPI da Linha Verde (205.00095.2022). 

Morte nos trilhos
Lamentando a morte de um motociclista que colidiu contra um trem, no bairro Boa Vista, tornando-se a sétima vítima desse tipo de acidente, neste ano, em Curitiba, Alexandre Leprevost (Solidariedade) cobrou uma solução da prefeitura, do Governo do Paraná e da empresa Rumo. “Foi colocado, em período de teste, no Cajuru, um semáforo inteligente, que é uma opção à cancela. Mas os resultados [do teste, se reduziu, ou não, os acidentes] ainda não apareceram. Vamos cobrar. Se forem positivos, tem que implantar em todos os cruzamentos que o trem passa”, disse.

Verbas da Saúde
Lembrando que a atividade de capelão o aproximou muito da área da Saúde, o Pastor Marciano Alves (Republicanos) relatou ter ido até Brasília, acompanhado do deputado federal Luizão Goulart (Republicanos), para visitar o Ministério da Saúde, levando demandas de Curitiba. “Lá houve a liberação de R$ 1,4 milhão para reformas em Unidades de Saúde. Eu acredito em Curitiba e a população necessita de serviços de qualidade. Para isso, é preciso dinheiro, que dê condições de trabalho aos profissionais”, defendeu, agradecendo o governo federal. 

Purple Day
A vereadora Maria Leticia (PV) questionou a liderança do governo, em plenário, sobre as negativas que recebeu, da Prefeitura de Curitiba, ao pedido para que prédios públicos da cidade fossem iluminados de roxo no dia 26 de março. A campanha Purple Day, explicou a parlamentar, é realizada no mundo todo como forma de combate ao preconceito contra a epilepsia. “[A adesão ao Purple Day] é um pedido de todas as pessoas com epilepsia e dos seus familiares. O grande problema não é a doença, é o preconceito, que as impede de encontrar emprego”, afirmou.

Treino garantido
“Nenhum atleta vai deixar de treinar por falta de vale transporte em Curitiba”, comemorou, em plenário, o vereador Marcelo Fachinello (PSC). Ele esteve em atividade da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), com o prefeito Rafael Greca e com a primeira-dama Margarita Sansone, em que foi confirmado o recorde de 1.133 atletas que receberão o vale transporte esportivo. “Ano passado foram 181”, informou o parlamentar, lembrando que “não são poucas as histórias dos atletas que poderiam ter chegado ao estrelato, mas não conseguiram por não poder ir aos treinos”.

Extensão universitária
O vereador João da 5 Irmãos (PSL) elogiou a política de extensão universitária da Unibrasil cujos atendimentos sociais beneficiam, segundo o parlamentar, 1.500 pessoas por mês. Em especial, João destacou a nova parceria da instituição, que receberá a comunidade da região do Uberaba para atendimentos odontológicos.

Falta de manutenção
Lembrando que com o fim da pandemia no horizonte as pessoas voltarão a ocupar os espaços públicos, Marcos Vieira (PDT) exibiu um vídeo em plenário para mostrar as condições do Bosque dos 300 Anos e da praça da Vila Tecnológica. “Eles estão bastante comprometidos, falta manutenção. A população precisa dos espaços de lazer”, disse o vereador, pedindo uma ação da prefeitura.

Linha Verde*
As obras e contratos envolvendo o anel de integração viária de Curitiba, mais conhecido como Linha Verde, são o tema de um pedido de informação do vereador Dalton Borba (PDT) à prefeitura. Ele quer saber os prazos para a conclusão da intervenção urbana e os detalhes dos contratos relacionados a essa prestação de serviços (062.00193.2022).

Parque do Trabalhador*
A vereadora Carol Dartora (PT) solicita informações à Prefeitura de Curitiba, à Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), ao Departamento de Parques e Praças e à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) a respeito da implementação, manutenção, infraestrutura e segurança do Bosque Municipal do Trabalhador, situado na Cidade Industrial de Curitiba (062.00194.2022).

Deficiência Visual*
Nori Seto (PP) questiona a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba (SMDT) sobre o número de semáforos com dispositivos sonoros e informações em braile instalados em Curitiba, bem como os critérios estabelecidos para a instalação e a definição de áreas atendidas pelo sistema (062.00195.2022).

Hasteamento das bandeiras
Após informar ao plenário que, na próxima semana, quando se comemora o aniversário de Curitiba, a CMC retomará a realização das sessões solenes presenciais, no Palácio Rio Branco, o presidente Tico Kuzma (Pros) convidou os parlamentares para uma atividade cívica, no dia 29. “Faremos o hasteamento das bandeiras, às 8h30”, anunciou o vereador.

Congresso da Uvepar
O vereador Jornalista Márcio Barros (PSD) convidou os parlamentares da capital para a palestra magna do 11º Congresso da Uvepar (União de Vereadores do Paraná), hoje, às 15h, com o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel. 

Filiação ao PP
Nori Seto convidou os vereadores para o evento de filiação do líder do governo na CMC, Pier Petruzziello, ao Partido Progressistas (PP), neste sábado, às 9h30, na Sociedade Garibaldi. “Semana que vem seremos três vereadores do PP na Câmara de Curitiba”, disse o parlamentar, referindo a si próprio, a Oscalino do Povo e ao futuro filiado, Petruzziello. Pier disse que o prefeito Rafael Greca participará do evento, assim como Ricardo Barros, Guto Silva e Maria Victoria.


*Nota elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC

Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.

Revisão: Vanusa Paiva