Projeto visa coleta de pilhas e baterias
O vereador Ney Leprevost (PP) protocolou projeto de lei estabelecendo que a Prefeitura instale nos terminais de ônibus recipientes especiais para coleta de pilhas e baterias que contenham em suas composições chumbo, cádmio, mercúrio e seus compostos.
O objetivo, segundo o parlamentar, é encaminhar o material aos fabricantes para que promovam reciclagem ou disposição final ambientalmente adequada.
A população brasileira compra 800 milhões de pilhas por ano, 10 milhões de baterias de celular, 12 milhões de baterias automotivas e 200 milhões de baterias industriais, afirma Leprevost, acrescentando que a maioria desses produtos possui metais pesados em sua composição, como mercúrio, cádmio e chumbo, que são prejudiciais ao meio ambiente e à saúde das pessoas.
Esse material é jogado no lixo comum, em aterros sanitários e em qualquer lugar da natureza, onde levam anos se decompondo e poluindo o solo e a água, afirma o vereador.
É por isso que as pilhas e baterias devem ser coletadas e devolvidas aos fabricantes e nunca misturadas ao lixo domiciliar, conclui.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba