Projeto solicita dentistas em todas equipes de Saúde da Família

por Assessoria Comunicação publicado 12/11/2013 08h20, última modificação 21/09/2021 07h05

Começou a tramitar, nesta segunda-feira (11), projeto de lei do vereador Chicarelli (PSDC) que torna obrigatória a presença de profissionais de saúde bucal em todas as equipes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF). As ESFs são basicamente formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde, mas algumas também contam com dentistas e auxiliares de saúde bucal (005.00441.2013).
 
“Desde o começo deste ano, 44 novas equipes médicas foram somadas às já existentes para prestar os serviços referentes à Saúde da Família. Só que apenas 17 equipes odontológicas foram incorporadas e atendem a mais de uma Unidade de Saúde. O ideal seria que cada unidade contasse com sua equipe odontológica exclusiva”, defende Chicarelli. As novas equipes foram criadas em março, por decreto do Executivo, e passaram a atuar em maio deste ano.

Chicarelli defende que a inclusão de profissionais de saúde bucal em todas as equipes ESF seria um “avanço” e fomentaria a “reorganização das ações na área”. “A inclusão de mais equipes garantirá a qualidade do atendimento às famílias e abrirá mais espaço no mercado de trabalho para profissionais da área”, calcula o vereador.