Projeto sobre preservação ambiental será aprimorado
Foi adiada por dez sessões a votação do projeto que dispõe sobre a política de prevenção, redução e compensação de emissões de dióxido de carbono (CO2) e demais gases veiculares de efeito estufa. A proposta, de autoria do vereador Pedro Paulo (PT), foi amplamente debatida durante sessão plenária desta terça-feira (13), na Câmara de Curitiba. Entre as ações previstas no documento, está o estímulo ao uso de biocombustível por meio de concessão de incentivos e prêmios, coibição de ações danosas ao meio ambiente, multando poluidores, e promoção de campanhas de divulgação do programa.
Atendendo solicitação do líder do prefeito, vereador João do Suco (PSDB), Pedro Paulo pediu o adiamento. “A ideia é aprimorá-lo para não correr o risco de sofrer veto prefeitural e, principalmente, para garantir o alcance das metas de redução e compensação da emissão de gases no município, contribuindo para a melhora da qualidade do ar e, consequentemente, da saúde dos curitibanos”, justificaram.
A proposta contempla, ainda, a promoção de melhoria do transporte público e incentivo para sua maior utilização, assim como a integração do meio acadêmico, os setores público e privado e o terceiro setor em debates, estudos, projetos e ações sobre o tema. “A redução do uso de automóveis particulares em favor do transporte público irá melhorar também as condições de tráfego no município”, acrescentou.
De acordo com o documento, a medida deverá ser implementada mediante a apresentação de relatório em que constem os dados estatísticos sobre a emissão de CO2 e demais gases veiculares de efeito estufa no município, além das áreas a serem preservadas; os locais passíveis de arborização, com os dados respectivos sobre a quantidade e a qualidade de árvores que comportam e as metas escalonadas de prevenção, redução e compensação de CO2 e demais gases veiculares de efeito estufa. “O controle estatístico deverá ser realizado anualmente, mediante relatório amplamente divulgado”, informou Pedro Paulo.
Além de Pedro Paulo e João do Suco, também contribuíram com o debate os vereadores Paulo Salamuni (PV), Professora Josete (PT), Algaci Tulio (PMDB), Zé Maria (PPS), Denilson Pires (DEM) e os tucanos Jair Cézar, Professor Galdino, Nely Almeida, Paulo Frote e o vice-líder do prefeito na Casa, vereador Serginho do Posto.
Atendendo solicitação do líder do prefeito, vereador João do Suco (PSDB), Pedro Paulo pediu o adiamento. “A ideia é aprimorá-lo para não correr o risco de sofrer veto prefeitural e, principalmente, para garantir o alcance das metas de redução e compensação da emissão de gases no município, contribuindo para a melhora da qualidade do ar e, consequentemente, da saúde dos curitibanos”, justificaram.
A proposta contempla, ainda, a promoção de melhoria do transporte público e incentivo para sua maior utilização, assim como a integração do meio acadêmico, os setores público e privado e o terceiro setor em debates, estudos, projetos e ações sobre o tema. “A redução do uso de automóveis particulares em favor do transporte público irá melhorar também as condições de tráfego no município”, acrescentou.
De acordo com o documento, a medida deverá ser implementada mediante a apresentação de relatório em que constem os dados estatísticos sobre a emissão de CO2 e demais gases veiculares de efeito estufa no município, além das áreas a serem preservadas; os locais passíveis de arborização, com os dados respectivos sobre a quantidade e a qualidade de árvores que comportam e as metas escalonadas de prevenção, redução e compensação de CO2 e demais gases veiculares de efeito estufa. “O controle estatístico deverá ser realizado anualmente, mediante relatório amplamente divulgado”, informou Pedro Paulo.
Além de Pedro Paulo e João do Suco, também contribuíram com o debate os vereadores Paulo Salamuni (PV), Professora Josete (PT), Algaci Tulio (PMDB), Zé Maria (PPS), Denilson Pires (DEM) e os tucanos Jair Cézar, Professor Galdino, Nely Almeida, Paulo Frote e o vice-líder do prefeito na Casa, vereador Serginho do Posto.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba