Projeto regulamenta aspectos do trabalho dos Pet Shops

por Assessoria Comunicação publicado 11/09/2013 11h45, última modificação 20/09/2021 07h43

Tramita na Câmara Municipal um projeto de lei que cria novas regras para os estabelecimentos que trabalham com animais de estimação em Curitiba (Pet Shops). O vereador Dirceu Moreira, do PSL, quer proibir o transporte dos animais em motocicletas, exigir cadastro dos trabalhadores que dão os banhos e fazem tosa, autorizar o acesso do proprietário dos bichos à área de trabalho e exigir a divulgação dos canais oficiais para a denúncia de maus tratos (005.00330.2013).
    
“O despreparo profissional fica cada vez mais evidente nas mais diversas áreas profissionais, porém não podemos tolerar essa atitude nas pessoas que trabalham com vida, seja ela humana ou animal”, justifica o vereador. “Devemos criar mecanismos que ajudem a evitar a prática frequente dessas agressões. Os animais não sofrem menos do que os humanos. A dor é a mesma para eles e para nós. Talvez pior, pois eles não podem ajudar a si próprios e nem denunciar as violências sofridas”, argumenta o vereador. A iniciativa começou a tramitar em agosto e está sob análise da Procuradoria Jurídica para instrução, depois passará pelas comissões permanentes antes de vir a plenário.

Centro de Zoonoses


Desde junho está no gabinete do vereador Dirceu Moreira (PSL) o projeto que obriga o Centro de Controle de Zoonoses a instalar câmeras de vídeo nas suas instalações, para registrar o tratamento destinado aos animais ali abrigados (005.00211.2013). A Comissão de Legislação, Redação e Justiça, ao analisar a proposição, devolveu o texto para Moreira, autor do projeto, para que corrigisse itens da proposta.