Projeto quer treinamento para emergências em academias de ginástica
Projeto de iniciativa de Dirceu Moreira (PSL) sugere que os profissionais de educação física e professores de academias de ginástica, musculação e artes marciais sejam treinados em suporte básico de vida para o atendimento de situações de emergência (005.00073.2014). “O objetivo é que os estabelecimentos forneçam condições mínimas de atendimento em casos de emergências médicas”, afirmou o vereador.
O projeto também determina que estes estabelecimentos mantenham um plano de ação e contingência para atendimento de pessoas em casos de necessidade imediata. “A adoção desta medida evitará perda de tempo no transporte destas pessoas para unidades médicas, caso isso se faça necessário”, frisou Moreira. Uma das determinações previstas no projeto é a de que o profissional deve passar por reciclagem deste treinamento a cada dois anos.
O projeto de lei estabelece, ainda, que as academias de ginástica, musculação e artes marciais devem manter disponível o certificado de habilitação no treinamento em caso de fiscalização. Além deste documento, é necessária a disponibilidade dos atestados de saúde dos profissionais, bem como dos clientes e atletas que fizerem atividades no local.
“A aprovação deste projeto tranquilizará todos os cidadãos que pelos mais diversos motivos buscam as academias de ginástica, musculação e artes marciais, além de seus proprietários e professores que, conhecendo os recursos disponíveis, sentir-se-ão mais seguros e habilitados para lidar com situações de emergências” defendeu o vereador Dirceu Moreira.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba