Projeto quer instituir prêmio para educação no trânsito
Projeto de autoria do vereador Pedro Paulo (PDT) pretende instituir em Curitiba uma distinção honorífica para premiar pessoas jurídicas que se destacarem anualmente em ações voltadas à educação para o trânsito, mobilidade e prevenção de acidentes (005.00047.2016). De acordo com o texto da proposta, a premiação – que será regulamentada pelo Poder Executivo – deverá ser concedida anualmente durante a Semana Nacional do Trânsito.
“O objetivo do presente é incentivar diversos setores da sociedade a refletirem sobre aspectos relativos à segurança, ao respeito e à cidadania no trânsito, mostrando que trânsito é uma questão de cidadania e que faz parte do dia a dia de todas as pessoas”, diz o texto de justificativa da proposição.
Trata-se, de acordo com Pedro Paulo de uma convocação para que a sociedade reflita sobre a importância de um comportamento mais responsável. “É necessário”, diz ele, “mudar de uma vez por todas a atitude no trânsito, visando a diminuição dos números alarmantes de pessoas que perdem a vida em acidentes”.
Tramitação
A matéria foi apresentada em plenário nessa segunda-feira (25) e aguarda instrução da Procuradoria Jurídica. Depois seguirá para as comissões temáticas do Legislativo. Durante a análise dos colegiados, podem ser solicitados estudos adicionais, juntada de documentos faltantes, revisões no texto ou o posicionamento de outros órgãos públicos afetados pelo teor do projeto. Após passar pelas comissões, o projeto segue para o plenário e, se aprovado, para sanção do prefeito para virar lei.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba