Projeto prevê treinamento para desmistificar transplantes

por Assessoria Comunicação publicado 09/02/2010 17h50, última modificação 28/06/2021 15h52
Projeto do vereador Zé Maria (PPS) dispõe sobre a capacitação dos profissionais de saúde para desmistificar o tema transplante e doação de órgãos. A matéria, em tramitação na Câmara de Curitiba, prevê o treinamento dos profissionais da área com o objetivo de divulgar, informar, incentivar o transplante e doação.
Ao justificar sua iniciativa, o parlamentar argumenta que “a doação de órgãos no Brasil depende da autorização da família do doador. Estudos comprovam que os profissionais de saúde têm papel importante na divulgação de informação sobre doações, por terem acesso a grande parte da população, e causam impacto maior que os meios de comunicação.” Na opinião de Zé Maria, campanhas de esclarecimento deveriam ocorrer dentro das instituições com a participação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais das unidades de saúde. Tudo isso com o reforço dos meios de comunicação de massa.”
Discussão
Outra proposta de Zé Maria é a discussão prévia sobre a doação entre os familiares. “Pesquisa aponta que 80,1% autorizariam as doações de órgãos do parente se houvesse manifestação prévia da intenção de ser doador. E apenas um terço dos questionados autorizaria a doação sem discussão prévia.” Diante disso, o vereador diz que existe grande diferença entre o número de pessoas em lista de transplante e de doadores. Para reverter esse quadro, Zé Maria propõe a capacitação dos profissionais que muitas vezes não têm conhecimento adequado sobre o tema.