Projeto prevê tarifa de ônibus diferenciada

por Assessoria Comunicação publicado 18/02/2010 18h30, última modificação 28/06/2021 16h09
A criação de nova política tarifária para os ônibus é proposta pela vereadora Renata Bueno (PPS). Entre os argumentos para apresentação do projeto de lei, está a colocação da cidade e seu já reconhecido modelo de transporte coletivo no patamar de excelência na prestação deste serviço público.
De acordo com o documento apresentado na Câmara de Curitiba, a ideia é adotar tarifas diferenciadas segundo determinados fatores como tipo de linha, períodos por horários, dia da semana ou eventos, forma de pagamento, período de aquisição, qualidade dos serviços, entre outros. A vereadora explica que os eventuais descontos de tarifa propostos não se aplicam aos usuários especiais, que já detêm direito à passagem com abatimento, meia passagem ou gratuidades, seja para idosos, estudantes, deficientes ou pessoas com limitações de mobilidade.
O projeto determina, ainda, que a venda e recarga dos cartões do sistema de bilhetagem eletrônica seja feita nos terminais urbanos e metropolitanos, ruas da cidadania, locais de grande movimentação de passageiros, interior dos ônibus e demais locais que a prefeitura julgar necessário. “A criação de política tarifária para Curitiba é fundamental para a manutenção do sistema de transporte, uma vez que irá estabelecer tarifas diferenciadas de acordo com o trajeto a ser realizado pelo usuário”, explica Renata Bueno, completando que, com a medida, haverá a distribuição justa e razoável para todos os usuários, levando em consideração diversos fatores.
Segundo Renata Bueno, “a Urbs deve estabelecer os padrões horários (horário de pico, entre-pico, noturnos e madrugueiro), assim como as tarifas diferenciadas, descontos e redutores para cada alternativa, com base em estudos técnicos e informações de demanda, respeitando o equilíbrio econômico e financeiro do sistema de transporte.”
Valor
Na diferenciação das tarifas por tipos de linha, o valor da passagem será elaborado com base nas linhas expresso, alimentador, interbairros, direta ou circular. Também, por dia útil, sábado, domingo, feriado e período de férias; por período de aquisição, com aplicação de desconto para compra antecipada mensal de no mínimo 60 passagens; por forma de pagamento, em dinheiro, cartão por bilhetagem eletrônica e cartões a prazo. Ainda, por tempo de utilização do cartão; estabelecidas pelo modo de utilização da integração do sistema de transporte; por anéis ou tarifas zonais e pela qualidade dos serviços, que abrange passageiros sentados, ar condicionado e demais confortos não presentes nos ônibus convencionais.
Segundo a vereadora, a proposta é resultado de diversos estudos feitos por técnicos do setor. “O projeto é o resultado de inúmeros trabalhos desenvolvidos por técnicos da área, propositores da iniciativa, que entendem faltar essas especificações tarifárias em nosso sistema de transporte”, diz Renata Bueno.