Projeto prevê tarifa de ônibus diferenciada
A criação de nova política tarifária para os ônibus é proposta pela vereadora Renata Bueno (PPS). Entre os argumentos para apresentação do projeto de lei, está a colocação da cidade e seu já reconhecido modelo de transporte coletivo no patamar de excelência na prestação deste serviço público.
De acordo com o documento apresentado na Câmara de Curitiba, a ideia é adotar tarifas diferenciadas segundo determinados fatores como tipo de linha, períodos por horários, dia da semana ou eventos, forma de pagamento, período de aquisição, qualidade dos serviços, entre outros. A vereadora explica que os eventuais descontos de tarifa propostos não se aplicam aos usuários especiais, que já detêm direito à passagem com abatimento, meia passagem ou gratuidades, seja para idosos, estudantes, deficientes ou pessoas com limitações de mobilidade.
O projeto determina, ainda, que a venda e recarga dos cartões do sistema de bilhetagem eletrônica seja feita nos terminais urbanos e metropolitanos, ruas da cidadania, locais de grande movimentação de passageiros, interior dos ônibus e demais locais que a prefeitura julgar necessário. “A criação de política tarifária para Curitiba é fundamental para a manutenção do sistema de transporte, uma vez que irá estabelecer tarifas diferenciadas de acordo com o trajeto a ser realizado pelo usuário”, explica Renata Bueno, completando que, com a medida, haverá a distribuição justa e razoável para todos os usuários, levando em consideração diversos fatores.
Segundo Renata Bueno, “a Urbs deve estabelecer os padrões horários (horário de pico, entre-pico, noturnos e madrugueiro), assim como as tarifas diferenciadas, descontos e redutores para cada alternativa, com base em estudos técnicos e informações de demanda, respeitando o equilíbrio econômico e financeiro do sistema de transporte.”
Valor
Na diferenciação das tarifas por tipos de linha, o valor da passagem será elaborado com base nas linhas expresso, alimentador, interbairros, direta ou circular. Também, por dia útil, sábado, domingo, feriado e período de férias; por período de aquisição, com aplicação de desconto para compra antecipada mensal de no mínimo 60 passagens; por forma de pagamento, em dinheiro, cartão por bilhetagem eletrônica e cartões a prazo. Ainda, por tempo de utilização do cartão; estabelecidas pelo modo de utilização da integração do sistema de transporte; por anéis ou tarifas zonais e pela qualidade dos serviços, que abrange passageiros sentados, ar condicionado e demais confortos não presentes nos ônibus convencionais.
Segundo a vereadora, a proposta é resultado de diversos estudos feitos por técnicos do setor. “O projeto é o resultado de inúmeros trabalhos desenvolvidos por técnicos da área, propositores da iniciativa, que entendem faltar essas especificações tarifárias em nosso sistema de transporte”, diz Renata Bueno.
De acordo com o documento apresentado na Câmara de Curitiba, a ideia é adotar tarifas diferenciadas segundo determinados fatores como tipo de linha, períodos por horários, dia da semana ou eventos, forma de pagamento, período de aquisição, qualidade dos serviços, entre outros. A vereadora explica que os eventuais descontos de tarifa propostos não se aplicam aos usuários especiais, que já detêm direito à passagem com abatimento, meia passagem ou gratuidades, seja para idosos, estudantes, deficientes ou pessoas com limitações de mobilidade.
O projeto determina, ainda, que a venda e recarga dos cartões do sistema de bilhetagem eletrônica seja feita nos terminais urbanos e metropolitanos, ruas da cidadania, locais de grande movimentação de passageiros, interior dos ônibus e demais locais que a prefeitura julgar necessário. “A criação de política tarifária para Curitiba é fundamental para a manutenção do sistema de transporte, uma vez que irá estabelecer tarifas diferenciadas de acordo com o trajeto a ser realizado pelo usuário”, explica Renata Bueno, completando que, com a medida, haverá a distribuição justa e razoável para todos os usuários, levando em consideração diversos fatores.
Segundo Renata Bueno, “a Urbs deve estabelecer os padrões horários (horário de pico, entre-pico, noturnos e madrugueiro), assim como as tarifas diferenciadas, descontos e redutores para cada alternativa, com base em estudos técnicos e informações de demanda, respeitando o equilíbrio econômico e financeiro do sistema de transporte.”
Valor
Na diferenciação das tarifas por tipos de linha, o valor da passagem será elaborado com base nas linhas expresso, alimentador, interbairros, direta ou circular. Também, por dia útil, sábado, domingo, feriado e período de férias; por período de aquisição, com aplicação de desconto para compra antecipada mensal de no mínimo 60 passagens; por forma de pagamento, em dinheiro, cartão por bilhetagem eletrônica e cartões a prazo. Ainda, por tempo de utilização do cartão; estabelecidas pelo modo de utilização da integração do sistema de transporte; por anéis ou tarifas zonais e pela qualidade dos serviços, que abrange passageiros sentados, ar condicionado e demais confortos não presentes nos ônibus convencionais.
Segundo a vereadora, a proposta é resultado de diversos estudos feitos por técnicos do setor. “O projeto é o resultado de inúmeros trabalhos desenvolvidos por técnicos da área, propositores da iniciativa, que entendem faltar essas especificações tarifárias em nosso sistema de transporte”, diz Renata Bueno.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba