Projeto prevê sistema cicloviário para Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 26/08/2011 20h20, última modificação 11/08/2021 10h36
Projeto de lei do terceiro-secretário da Câmara de Curitiba, vereador Jairo Marcelino (PDT), prevê a criação de um  sistema cicloviário para a cidade, tendo como principais diretrizes a implantação de medidas necessárias à inserção da bicicleta como meio de locomoção, ampliação da infraestrutura cicloviária, promoção da qualidade ambiental e urbanística, ampliação da acessibilidade e mobilidade da população e a promoção do desenvolvimento sustentável.
A proposta do vereador prevê também a integração dos dois sistemas de transporte, por meio de uma série de ações e políticas públicas, com objetivo de promover padrões de comportamento seguros e responsáveis. O sistema será pautado em disposições dos planos Diretor Estratégico e de Metas do Município, procurando adequar terminais e locais públicos de estacionamento com a condições ideais de inclusão da bicicleta. O terceiro- secretário cita como exemplo a disponibilidade de duas vagas de  bicicleta para cada dez vagas de automóveis nestes locais e também nas futuras estações do metrô e parques lineares. As novas vias públicas, assim como viadutos ou túneis, igualmente serão dotados dos espaços destinados à circulação das bicicletas, ou seja, ciclovias ou ciclofaixas.
Estímulo
A expectativa de Jairo Marcelino é que o sistema cicloviário seja coordenado por um Conselho Municipal de Política Cicloviária, já previsto em seu projeto, para oferecer  assessoria técnica e viabilidade de projetos. "A expansão do sistema viário de Curitiba para admissão da bicicleta como um meio de transporte aceito e respeitado pela população tem um cunho social muito grande, primeiramente, por disciplinar a circulação de bicicletas, oferecendo tranquilidade e segurança", afirma.
De acordo com o  vereador, "a proposta tem embasamento técnico, estimulando o uso da bicicleta como meio de transporte e não apenas para lazer ou esporte, além de repetir aqui experiências bem sucedidas de grandes centros, estabelecendo uma convivência harmônica, para beneficiar um uso economicamente mais acessível a qualquer faixa da população".  "A Abraciclo, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e similares, revela que o Brasil é o terceiro maior produtor de bicicleta, atrás apenas da China e Índia", ilustra Jairo Marcelino, dizendo que "a utilização de meios de transporte alternativos deve ser oportunizada e incentivada pelo poder público, como uma questão de democratização do ir e vir dos cidadãos". Consideram-se ainda, segundo o vereador, "os aspectos saudáveis da medida para o cidadão e o meio ambiente".