Projeto prevê programa de prevenção da osteoporose

por Assessoria Comunicação publicado 19/07/2005 16h50, última modificação 27/05/2021 09h31
A osteoporose é uma doença óssea metabólica freqüente, sendo uma das mais importantes patologias associadas ao envelhecimento. Ocorre uma diminuição da quantidade de osso, levando ao estado de fragilidade e fraturas após traumas mínimos.
Preocupado com a doença em Curitiba, o vereador José Roberto Sandoval (PTB) apresentou projeto que cria programa de prevenção, controle e orientação da osteoporose. Conforme a proposta, a coordenação será da Secretaria Municipal de Saúde, a quem caberá a realização de seminários para prevenção, controle e orientação, além da divulgação de serviços específicos para o atendimento da patologia. O documento prevê, ainda, que, na segunda semana do mês de março de cada ano, deverá ser realizada a Semana de Prevenção, Controle e Orientação da Osteoporose, com o intuito de estabelecer um marco para a abordagem da doença e divulgar as políticas públicas desenvolvidas na área.
Também deverão ser criados pela Secretaria da Saúde grupos de apoio aos portadores de osteoporose, com o objetivo de oferecer assistência médica e acompanhamentos, esclarecer dúvidas  sobre cuidados com alimentação, locomoção, riscos de fraturas, exames e auxiliar as famílias no relacionamento com os portadores da doença. É prevista, ainda, a criação de núcleos de prevenção, controle e orientação da osteoporose, que atuarão nas comunidades, discutindo fatores que resultam em alto risco, como baixa ingestão de cálcio, estilo de vida sedentário, entre outros.
Números
Na justificativa do projeto, o vereador Sandoval cita alguns dados. Conforme o parlamentar, cerca de 15% a 20% dos pacientes com fratura de quadril, provocada pela osteoporose, morrem devido às complicações durante a cirurgia ou, mais tarde, por embolia ou problemas cardiopulmonares.
Em aproximadamente 20% dos casos, pode ser identificada uma doença da qual a osteoporose é secundária e, nos 80% restantes, os pacientes são portadores de osteoporose da pós-menopausa ou osteoporose senil.