Projeto prevê primeiro emprego para jovens

por Assessoria Comunicação publicado 12/09/2006 17h25, última modificação 11/06/2021 08h23
Projeto do líder do prefeito na Câmara de Curitiba, vereador Mario Celso Cunha (PSDB), prevê a criação de sistema integrado de inserção de jovens no mercado de trabalho para obtenção do primeiro emprego. O benefício, segundo o parlamentar, vale para jovens de 16 a 24 anos cadastrados no órgão competente e que não tenham nenhuma relação formal anterior com emprego. “No prazo de até seis meses da inscrição, deve-se comprovar, através de documentação, a matrícula e freqüência em curso de 1º, 2º ou 3º grau.”
“As relações de emprego no sistema integrado devem seguir legislações trabalhista e previdenciária, cabendo ao empregador os ônus legais, inclusive encargos sociais”, comenta o parlamentar.
A idéia de Mario Celso, ao apresentar a proposta, “é que o Executivo favoreça a aproximação entre jovens e as empresas através de sistema integrado de dados que contenha todas informações necessárias para colocação no primeiro emprego”. A prioridade é atender jovens de famílias em situação de pobreza e maior de idade.
Desemprego
Mario Celso lembra que este projeto reproduz iniciativa semelhante à apresentada por parlamentares em outros municípios preocupados com o grande problema do desemprego dos jovens. “O desemprego é uma das mais nefastas conseqüências da política econômica de nosso País em anos recentes. Nunca o desemprego atingiu índices tão alarmantes. O problema se agrava em relação à população jovem. As empresas exigem experiência e qualificação cada vez maiores, colocando os jovens sem condição de acesso aos postos de trabalho e ao primeiro emprego”, analisa.
O líder do prefeito diz, ainda, que, “sem perspectiva de futuro, nossos jovens se tornam alvo fácil de cooptação pelo narcotráfico e crime organizado, jogados num contexto social de violência jamais vivenciado no País”. Para reverter este quadro, Mario Celso aponta a necessidade de efetivar medidas que coloquem os jovens no mercado de trabalho, retirando-os da exclusão.