Projeto prevê prêmio a profissionais da música

por Assessoria Comunicação publicado 08/06/2006 18h35, última modificação 10/06/2021 07h36
O vereador Valdenir Dias (PMDB) apresentou na Câmara Municipal projeto de lei que institui, em Curitiba, o Prêmio João Batista Gnoato, para agraciar personalidades locais que mais se destacarem nas áreas ligadas às atividades musicais, como instrumentistas, maestros, cantores, disc jockeys, produtores musicais, arranjadores, professores de música, divulgadores e grupos musicais.
De acordo com a proposta, será um diploma confeccionado em pergaminho ou material similar, no qual constarão  o brasão do município, a legenda República Federativa do Brasil, Estado do Paraná, município de Curitiba, o nome do vereador que indicou e do homenageado.
O documento determina que  cada vereador poderá indicar, até 30 de agosto de cada ano, o nome de uma personalidade e a entrega das homenagens será na Câmara Municipal de Curitiba em sessão solene, a ser realizada no dia 22 de novembro de cada ano, Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos.
Na sessão solene também poderão ser prestadas outras homenagens que se coadunem em espécie e área de atuação dos homenageados. Segundo o parlamentar, a medida objetiva homenagear o ex-vereador e presidente desta Casa, João Batista Gnoato, que faleceu no dia 5 de junho, aos 90 anos.
Nascido em 22 de novembro de 1915, o homenageado foi vereador de Curitiba de 1964, em plena ditadura militar, até 1981. Filiado ao partido da Arena, foi presidente da Câmara entre os anos de 1977 e 1978. Participou de diversos debates sobre o planejamento urbano de Curitiba, durante a ditadura, ao lado de personalidades como do vereador  Adhail Sprenger Passos.
Nos anos 40, foi o segundo prefeito de Apucarana, norte do Paraná. Advogado, Procurador da Justiça, foi, também, professor de Geografia do Colégio Estadual do Paraná, presidente da Casa dos Pobres São João Batista, durante 20 anos, e conselheiro do Movimento dos Escoteiros no Paraná. Dedicou-se à filatelia e, como escritor, fez parte do Centro de Letras, tendo sido, ainda, colaborador do jornal Gazeta do Povo. "É um personagem que deixou um legado nas artes e cultura, segmento do qual a música é parte integrante, portanto, nada mais justo do que, no dia 22 de novembro, Dia de Santa Cecília - Padroeira dos Músicos e também do seu nascimento, instituir-se essa homenagem aos músicos de nossa cidade", justifica Dias.