Projeto prevê placa em braile no ponto de ônibus

por Assessoria Comunicação publicado 09/02/2007 18h25, última modificação 15/06/2021 08h36
O vereador Valdenir Dias (PMDB) propõe a colocação de placas de metal escritas em braile em todos os pontos de ônibus, facilitando a identificação das linhas aos deficientes visuais. “A proposta é contribuir para a efetividade dos objetivos de igualdade e participação plena dos portadores de deficiência visual”, argumenta o parlamentar, ao comentar sua iniciativa.
Na opinião de Valdenir Dias, “cabe aos órgãos e às entidades do poder público assegurar aos portadores de deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive à educação, saúde, trabalho, desporto, turismo, lazer, Previdência Social, assistência social, transporte, edificação pública, habitação, cultura, amparo à infância e maternidade, que, conforme previsto na Constituição e nas leis, propiciam o bem-estar pessoal, social e econômico”.
O parlamentar ilustra seu projeto, em apreciação na Câmara de Curitiba, apresentando o resultado do censo demográfico realizado pelo IBGE em 2000: “moram em Curitiba cerca de 116.029 pessoas portadoras de alguma deficiência visual e que, cada vez mais, tomam para si sua independência, principalmente na área da locomoção. E com as placas escritas em braile, terão maior autonomia”.