Projeto prevê nova geração de políticos

por Assessoria Comunicação publicado 05/06/2009 17h05, última modificação 24/06/2021 08h58
Grupo de 62 alunos do ensino médio do Colégio Dom Bosco conheceu, nesta sexta-feira (5), as dependências da Câmara de Curitiba. A visita dá prosseguimento ao projeto Cidadão do Futuro, da vereadora Renata Bueno (PPS), que também foi aluna da instituição.
A ideia da parlamentar é inserir crianças e adolescentes no universo político, mostrando o funcionamento da Câmara, as funções e atribuições dos vereadores. Renata destaca o dever  de cada um dos eleitores em acompanhar, ajudar e cobrar ações dos políticos eleitos com seus votos. “A responsabilidade de educar é da escola, da família e da sociedade. O esforço conjunto necessário para criar espaços de aprendizado para a cidadania é um dever de todos”, diz a vereadora, lembrando que o projeto busca a preparação de nova geração de políticos.
Palestra
O coordenador da juventude do PPS, Rafael de Tarso, proferiu palestra e destacou que todo cidadão pode e deve participar das decisões políticas. Falou do processo democrático no País e as atribuições dos três poderes. Também enfatizou a importância das constituições federal e estadual e da Lei Orgânica Municipal. Para Tarso, "o pior analfabetismo é o político. A política rege tudo em nossa vida, desde o preço dos alimentos até os serviços públicos."
A advogada e assessora Ana Paula Barmann explicou a tramitação dos projetos de lei na Câmara, desde sua apresentação e encaminhamento para a Procuradoria Jurídica. “Passada essa fase, o documento é encaminhado à Comissão de Legislação, Justiça e Redação e às demais comissões, de acordo com a matéria, para recebimento de pareceres. Aprovada pela comissão específica, está liberado para entrar na pauta de votação em plenário.
Os alunos, que ocuparam o lugar dos vereadores no plenário, apresentaram e colocaram em discussão os problemas enfrentados em sua comunidade e na escola, simulando uma sessão plenária. Entre os projetos, estavam reformas em calçadas, extinção de vagas de estacionamento nas principais vias do bairro onde funciona o Colégio Dom Bosco, reforço no policiamento da região, entre outros assuntos.