Projeto prevê normas para serviço de guincho

por Assessoria Comunicação publicado 09/10/2006 16h30, última modificação 11/06/2021 10h17
Evitar prejuízos à população, principalmente com relação à segurança, é proposta do vereador Jorge Bernardi (PDT), que sugere a criação de normas para disciplinar os serviços de auto-socorro, remoção e resgate de veículos, guinchos munk e guindastes.
Conforme projeto de sua autoria em apreciação na Câmara de Curitiba, são várias as recomendações para quem se dispõe a prestar esse tipo serviço. “Dependerá de registro na Prefeitura e os profissionais deverão portar documentação exigida. Os funcionários devem cumprir a lei vigente e as determinações da Urbs em veículos e equipamentos em perfeitas condições de funcionamento”, adianta.
Bernardi lembra que, pelo Código de Trânsito Brasileiro, os veículos de resgate, guinchos e guinchos munk e quaisquer outros guindastes usados no içamento de veículos (socorro e emergência) nas ruas são considerados prestadores de serviço de utilidade pública. “Por este motivo, devem prestar serviço de total qualidade à população, pois sua operacionalidade permite desobstruir pistas, liberar tráfego e, em algumas situações, somente estes equipamentos especiais resolvem os problemas de tráfego.”