Projeto prevê mais segurança às crianças

por Assessoria Comunicação publicado 07/04/2005 17h05, última modificação 20/05/2021 16h05
Projeto em apreciação na Câmara de Curitiba prevê a criação do programa Criança em Segurança, destinado à promoção de ações voltadas à prevenção de lesões não intencionais. A proposta, do presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), é elaborar conjunto de ações e campanhas destinadas a informar e conscientizar os mais diversos segmentos da população sobre a ocorrência e modos de prevenção de acidentes capazes de ocasionar lesões não intencionais em crianças de zero a 14 anos.
“Com essa medida estaremos colaborando para que inúmeras lesões e até mortes de crianças sejam evitadas”, explica o parlamentar. No documento, Derosso relaciona os tipos de acidentes envolvendo crianças, como sufocação, veneno, afogamento, veículos automotores, quedas e queimaduras. Cita, também, algumas práticas de segurança.
Segurança
Segundo o parlamentar, caberá à Secretaria da Educação definir a data, horário e os estabelecimentos de ensino e creches integrantes da rede municipal ou conveniados e logradouros públicos onde as entidades não governamentais sem fins lucrativos comparecerão para ministrar cursos, palestras, aulas, distribuir publicações contendo informações sobre as causas de acidentes capazes de causar lesões não intencionais, formas de evitá-los. E, ainda, sintomas indicadores de que a criança possa ter sofrido trauma, medidas a ser tomadas em caso de emergência, até que a criança seja atendida por profissional e os telefones úteis para casos de emergências.