Projeto prevê homenagem à comunidade japonesa
Curitiba poderá comemorar anualmente o Dia Municipal da Imigração Japonesa. Está em análise pela Comissão de Educação Cultura Bem Estar Social e Ecologia da Câmara Municipal projeto de lei dos vereadores Rui Hara e Julieta Reis que institui a data. Segundo os parlamentares, os japoneses, a exemplo de outros imigrantes, prestaram grande contribuição ao modo de ser do nosso povo, através de sua cultura diversificada e seus ensinamentos de ordem prática e cultural.
Primeiras impressões
O navio Kasato Maru zarpou de Kobe, no Japão, em 28 de abril de 1908, com os primeiros imigrantes, 800 no total. Em 18 de junho, atracou no porto de Santos, dando início à imigração japonesa no Estado de São Paulo. Tomoo Handa, um dos imigrantes, relata que chegaram às vésperas de São João e, ao verem os rojões subindo, explodindo estrondosamente, tiveram a ilusão de que o povo brasileiro estava dando as boas-vindas.
São Paulo é a cidade que abriga a maior comunidade japonesa do mundo fora do Japão. Em seguida, vem o Estado do Paraná. Segundo dados do Memorial do Imigrante, existem no Brasil 1.168.000 imigrantes japoneses e descendentes.
Trata-se de uma homenagem justa e merecida a um povo que muito tem contribuído com o nosso País, justificam Julieta e Hara.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba