Projeto prevê faixas exclusivas aos ônibus
Para atrair maior número de usuários do transporte coletivo, o vereador Valdemir Soares, líder do PRB, propõe reduzir o tempo de percurso dos ônibus. A solução, conforme projeto em tramitação na Câmara de Curitiba, é criar faixas preferenciais ou exclusivas aos ônibus nas ruas com três ou mais pistas de circulação.
O parlamentar explica que “a faixa será preferencial quando a via tiver três faixas de circulação de veículos e exclusiva com quatro ou mais pistas”. Ainda segundo o projeto, “a prefeitura será autorizada a sinalizar o local com faixas e placas para orientar os motoristas de veículos de passeio.”
Argumentos
Valdemir Soares justifica sua iniciativa argumentando que “muitas são as linhas que cortam o centro, circulando por ruas e avenidas de grande tráfego, concorrendo diretamente com os carros de passeio. A Urbs, empresa gerenciadora do transporte coletivo, realiza campanhas de publicidade para que a população use mais os ônibus, mas esbarra no tempo de percurso”.
Na opinião do parlamentar, “a soma do tempo perdido na concorrência dos ônibus com os automóveis, somada ao número de veículos que operam as linhas, faz com que a implantação de faixas preferenciais e exclusivas ao transporte coletivo atraia novos usuários e a redução de custos, já que as empresas operadoras recebem da Urbs por quilômetro rodado.
O parlamentar explica que “a faixa será preferencial quando a via tiver três faixas de circulação de veículos e exclusiva com quatro ou mais pistas”. Ainda segundo o projeto, “a prefeitura será autorizada a sinalizar o local com faixas e placas para orientar os motoristas de veículos de passeio.”
Argumentos
Valdemir Soares justifica sua iniciativa argumentando que “muitas são as linhas que cortam o centro, circulando por ruas e avenidas de grande tráfego, concorrendo diretamente com os carros de passeio. A Urbs, empresa gerenciadora do transporte coletivo, realiza campanhas de publicidade para que a população use mais os ônibus, mas esbarra no tempo de percurso”.
Na opinião do parlamentar, “a soma do tempo perdido na concorrência dos ônibus com os automóveis, somada ao número de veículos que operam as linhas, faz com que a implantação de faixas preferenciais e exclusivas ao transporte coletivo atraia novos usuários e a redução de custos, já que as empresas operadoras recebem da Urbs por quilômetro rodado.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba