Projeto prevê exigência do diploma de jornalista

por Assessoria Comunicação publicado 26/05/2010 15h55, última modificação 29/06/2021 11h35
Tornar obrigatória a exigência do diploma de curso superior em jornalismo em concursos e a nomeação de profissionais da área para cargos comissionados, no âmbito da administração pública municipal. Esse é o objetivo de projeto de lei apresentado na Câmara de Curitiba pelo vereador Francisco Garcez (PSDB).
A proposta prevê que, na publicação do edital de concursos para jornalistas em órgãos da administração municipal, a exigência do diploma deve ser anunciada, bem como a data em que o profissional deverá apresentar o documento. Para os cargos comissionados de assessor de imprensa, conforme a proposta, será exigido o diploma em jornalismo ou de qualquer outra área de comunicação social.
Conhecimentos
De acordo com Garcez, “a ideia é preservar o interesse público e oferecer maior segurança ao poder público na contratação de profissionais de jornalismo, considerando a apresentação de diploma de curso superior como sinônimo de aquisição de profissionais com melhores conhecimentos técnico e científico.”
Além disso, na opinião do parlamentar, com a medida “colabora-se para que a administração pública cumpra integralmente os princípios constitucionais da publicidade e da eficiência contidos no artigo 37 da Constituição Federal.”